Apresentado o Relatório Voluntário Local da Agenda Torres Vedras 2030

02.10.2023

A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou o Relatório Voluntário Local, onde consta o diagnóstico ao cumprimento e eficácia das estratégias aplicadas pelo Município de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

De modo monitorizar as metas traçadas e o seu progresso, foram identificados 139 indicadores para Torres Vedras, dos 300 propostos pelo Instituto Nacional de Estatística, que são enquadrados nos 17 ODS a avaliar. Sendo Torres Vedras referenciado pela ODSlocal, Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como exemplo de boas práticas em 145 iniciativas e projetos, foi evidenciado o ODS4 – Educação de Qualidade. Nesta área encontra-se a requalificação do parque escolar e a criação do Bairro Académico.

De salientar que cada iniciativa pode, e está frequentemente associada a mais do que um objetivo, como acontece, por exemplo, com o “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar”, que envolve várias áreas tais como Educação, Saúde e Economia local e que foi premiado no primeiro ano da sua realização pela Comissão Europeia.

Na sessão de abertura do encontro, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, referiu que Portugal é privilegiado por ter acesso a condições favoráveis a atingir metas relacionadas com a utilização das energias renováveis, disponíveis dada a sua localização geográfica. O trabalho desenvolvido pelo Município no âmbito do Ambiente é também uma referência, sendo a eficiência energética um dos seus desígnios estratégicos.

A presidente referiu também que a implementação e concretização de todos os objetivos globais, manifestados na Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas, depende do trabalho local, que compete, não só à autarquia, mas também às várias entidades parceiras e a cada um dos cidadãos. Criar parcerias e envolver todos os agentes foi identificado pelas técnicas superiores da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, Marta Rodrigues e Raquel Lopes, como fundamentais para vencer os desafios para o futuro, de que dá também conta o Relatório.

Neste encontro tomaram a palavra também Hélder Costa, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, que deu conta do trabalho desenvolvido por esta autarquia, e Dulcineia Ramos, vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, que encerrou a sessão.

Publicado: 02.10.2023 - 10:04 horas