Área de Juventude
01.11.2015
Nesta edição apresentamos uma equipa dinâmica, com uma “atitude positiva”, que “faz e acontece” e cujo objetivo principal é desenvolver ações que apoiem a Juventude do Concelho de Torres Vedras. Esta é a Área de Juventude da Câmara Municipal. Ana Cristina, Inês e Joana são os rostos dessa juventude.
O que compete a esta Área?
- Promover a criação de instrumentos de informação e apoio aos jovens;
- Conceber e organizar iniciativas de cariz informativo, formativo e recreativo, para jovens;
- Fomentar a mobilidade no espaço europeu através da participação dos jovens nos diversos programas nacionais e europeus existentes;
- Dinamizar o associativismo juvenil no concelho;
- Gerir e apoiar atividades desenvolvidas por centros, comissões, organizações institucionais de juventude, associações de jovens e grupos informais de jovens;
- Apoiar a criação de espaços e equipamentos comunitários, destinados à juventude, com vista à informação, formação e animação diversas, nos domínios da educação, emprego, cultura, mobilidade juvenil, cidadania, ocupação de tempos livres, desporto, saúde e bem-estar e voluntariado;
- Conceber e promover estudos extensivos para conhecimento da situação social dos jovens do concelho.
Estas competências da Área de Juventude concretizam-se através dos seguintes serviços/ações:
Centro de Informação Municipal à Juventude
Espaço destinado a todos os jovens do concelho e no qual se poderá obter informações em diversas áreas e aceder a múltiplos serviços locais e nacionais, desde ensino profissional, acesso ao ensino superior, estágios curriculares e profissionais, emprego, mobilidade juvenil, tempos livres, desporto, saúde juvenil, voluntariado, pousadas da juventude e cartão jovem. Integra o Posto de Informação e UNAFEQ – Unidade de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação.
Conselho Municipal de Juventude
Órgão consultivo do município sobre matérias de juventude e que representa os jovens de Torres Vedras, pretendendo-se que seja um palco de partilha de informação e conhecimento.
Arte Jovem
Este concurso de cariz nacional, visa promover e divulgar a criatividade de jovens artistas de nacionalidade portuguesa entre os 16 e os 35 anos.
Atitude Positiva
O projeto é promovido em parceria com a associação ATV, tendo surgido como resposta a necessidades identificadas pelas escolas que o integram, pretendendo-se com as suas ações o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A Política Contada aos Jovens
Considerando que a educação e a participação política dos jovens são duas variáveis que se interligam entre si, pretende-se com este projeto, composto por sessões de informação, fomentar o exercício de cidadania ativa.
Faz e Acontece
Destinado a jovens dos 16 aos 20 anos, durante o período das férias escolares, o projeto cria oportunidades de contacto com atividades profissionais, possibilitando o acesso a formação não formal por meio de uma experiência vocacional.
Jogo do Município
Direcionado para os alunos do 3º ciclo, ensino secundário e profissional do concelho, os participantes são convidados a participar na simulação de um processo eleitoral, tendo que identificar problemáticas subordinadas a um tema central e apresentar propostas de resolução, promovendo-se o debate e a noção de que cabe ao cidadão, e não só ao Estado, a procura de soluções.
Projeto Torres Vedras Euroformar - Leonardo da Vinci
Possibilita a jovens Torrienses a realização de um estágio profissional numa empresa da União Europeia, em setores estratégicos para o concelho, permitindo melhorar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. No período de 2010- 2014 foram atribuídas bolsas a 100 jovens.
Projeto Moinhos – formar para inovar – Erasmus +
Projeto de mobilidade de jovens formandos e recentemente formados pelo ensino profissional no concelho, apostando-se na sua formação profissional e especializada em empresas distribuídas pela Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Reino Unido, pelo período de 3 meses. Pretende-se criar intercâmbios e fluxos profissionais, culturais, sociais e de cidadãos, consolidando-se a rede intersectorial existente- poder local, escolas e empresas na região. O projeto conta com a edição de 2015 e a atribuição de 30 bolsas, havendo em 2016 uma nova edição, com a atribuição de 50 bolsas.
Projeto Bússola
O Projeto Bússola surge no âmbito de parcerias estabelecidas entre o Município, freguesias, associações e empresas, assentando na constituição de uma plataforma de oferta formativa em diversas áreas do conhecimento, disponível para todo o concelho.
Serviço Educativo
Assenta na oferta e realização de ações para o público escolar, em torno de 4 eixos temáticos: Formação e Emprego, Mobilidade Juvenil, Voluntariado e Interculturalidade.
Voluntariado – Projeto “Faça Parte”
Este projeto visa abordar diferentes domínios de voluntariado, em diferentes espaços associativos do concelho, dando-se a conhecer exemplos de projetos a nível local, nacional e Internacional.
Cartão Jovem Municipal
O Cartão Jovem Municipal é uma realidade desde junho deste ano. Podem beneficiar do mesmo jovens torrienses com idade entre os 12 e os 29 anos, sendo possível adquiri-lo no Posto de Informação Juvenil.
Quem é quem?
- Joana Galvão: Coordenadora da Área de Juventude
- Inês Plácido: Técnica da UNAFEQ
- Ana Cristina Veloso: Apoio Administrativo e Atendimento no PIJ