Arquivo Municipal assinala o Dia Internacional dos Arquivos

26.06.2024

dia dos arquivos

No passado dia 14 de junho o Arquivo Municipal de Torres Vedras promoveu um encontro alusivo à presença dos arquivos na era digital, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos.

Num primeiro momento, Filipe Caldeira, técnico superior de arquivo no Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), abordou a importância da disponibilização online da informação arquivística, numa comunicação intitulada O Arquivo da CGTP: IN: o AtoM como ferramenta de acesso e gestão.

Paula Correia da Silva, responsável da Área de Arquivo Municipal de Torres Vedras, apresentou as principais consequências e os resultados obtidos no primeiro ano após a disponibilização online do site e do catálogo do Arquivo, dos quais se destacam o aumento de pedidos externos e o aumento de pedidos de investigadores de outros concelhos. De junho de 2023 a junho de 2024 o Arquivo Municipal recebeu 1.116 requisições internas de documentação e 91 pedidos de informação. No que se refere às requisições externas, estas contabilizaram 1.615 pedidos de documentação e 191 pedidos de informação. Já o site registou 1.461 visualizações, sendo que as pesquisas se concentraram mais no catálogo.

No final do encontro, no qual esteve presente a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, foi ainda apresentada a página de Facebook do Arquivo Municipal, a partir da qual se pretende divulgar a documentação, as atividades e as tarefas promovidas por esta entidade, contribuindo, assim, para uma maior aproximação aos cidadãos.

O Arquivo Municipal encontra-se localizado no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, em funcionamento das 9h00 às 17h00.

Última atualização: 26.06.2024 - 15:25 horas