Associação Industrial Portuguesa está a promover o empreendedorismo junto da comunidade escolar do concelho
23.11.2012
O espírito empreendedor está a ser estimulado junto das crianças do concelho.
Para esse efeito foi assinado um protocolo no dia 21 de novembro, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, envolvendo a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP – CCI), o Município e os agrupamentos de escolas do concelho.
Esse protocolo prevê a realização em escolas de ateliês de aprendizagem que têm como intuito “a consolidação de uma cultura de empreendedorismo que se traduza na criação de uma atitude diferente das crianças e jovens face a alguns desafios nomeadamente nos campos da autonomia, iniciativa, risco, inovação, criatividade, trabalho em equipa, responsabilidade e sentido cívico”.
Essas ações são realizadas por professores das respetivas turmas por meio de materiais pedagógicos fornecidos previamente os quais abordam quatro temáticas: A Empresa; o Marketing; Os Resultados; e “Ser Empresário”. No âmbito do referido protocolo está ainda definido a visita de alunos a empresas ou, em alternativa, a presença física, ou mediante gravação, de empresários nas escolas, bem como a apresentação dos trabalhos efetuados.
Esta iniciativa envolve 60 turmas do 4.º ano de escolaridade do concelho.
O Município despende neste projeto uma quantia de 2.800 euros, correspondente à aquisição de 20 exemplares do respetivo kit de materiais pedagógicos. A AIP-CCI oferece os restantes 60.
Segundo o presidente desta associação, José Eduardo de Carvalho, “este projeto permite completar a valorização humana com conceitos empresariais, incutindo nos jovens conceitos que existem no mundo empresarial”.
Trata-se, de resto, de uma iniciativa que pretende aproximar as escolas das empresas e da comunidade, fomentando a aprendizagem por meio de experiências concretas.