Associações desportivas de Torres Vedras com apoio reforçado

04.07.2023

Fotografia com o aspecto geral da sala, durante a assinatura dos contratos-programa.

As associações desportivas do concelho de Torres Vedras vão contar com apoio financeiro reforçado por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras. O programa de apoio à atividade física irá direcionar 416.239 euros para 49 associações desportivas locais. Os contratos-programa de apoio à atividade física da época 2022/2023 foram assinados esta segunda-feira, 3 de julho, no Auditório do Edifício Paços do Concelho.

“É um momento feliz porque é o resultado daquilo que é o trabalho de todos, que foi desenvolvido ao longo de muitos meses, com muitos jovens” afirmou a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, congratulando as associações pelo trabalho desenvolvido.

O programa de apoio à atividade física conta com as vertentes de atividade desportiva federada (que recebe 62,5% do total do apoio), atividade física não federada (29,6%), apoio ao desporto para pessoas com deficiência (3,9%), formação de agentes (2,8%) e promoção da ética no desporto (1,2%). Os valores do apoio aumentaram em todas as áreas comparativamente com o ano passado, garantindo a continuidade das atividades com escalões de formação.

Note-se que 2022/2023 significou o regresso à normalidade após a pandemia, com o Concelho a registar mais 326 atletas federados do que no ano anterior, a título de exemplo. O desporto federado conta agora com 3.052 atletas em 19 modalidades. Já a atividade física não federada apresenta 174 atividades regulares apoiadas, tendo sido organizados 122 eventos de diversas modalidades.

O apoio ao desporto para pessoas com deficiência foi implementado pela segunda época consecutiva, viabilizando a integração de atletas em oferta já existente (em 6 modalidades), a implementação de ofertas específicas (em 12 modalidades) e a aquisição de material.

A formação de agentes desportivos abrangeu 34 ações organizadas por 10 clubes do Concelho, que contaram com 27 participantes.

No âmbito da promoção da ética no desporto, o destaque vai para o Clube Karaté Shodai que recebeu a Bandeira da Ética, juntando-se à Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, ao Sport Clube União Torreense e ao Sporting Clube de Torres. Já a Associação de Formação Pedagógica Desportiva e Cultural de Torres Vedras (AFPDCTV | Janita's) conta com um projeto certificado pela Bandeira da Ética.

Última atualização: 04.07.2023 - 16:45 horas