Torres Vedras

Atividades do projeto "Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino" prosseguem

30.05.2011

Imagem da exposição "Temos Pena's"

As atividades do projeto Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino prosseguem.

 

Nesse âmbito esteve patente nesta casa, entre os dias 7 e 27 de maio, uma exposição de trabalhos elaborados por alunos do 2.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, denominada Temos pena’s. Relacionados com o Ano Internacional das Florestas, esses trabalhos de “aproximação à arte”, inseridos no projeto Reivent’ar-te e desenvolvidos durante o ano letivo, exploraram conhecimentos sobre as aves e o seu habitat, “reinventando” cores, texturas, formas, estruturas e o tema respetivo…e a partir desses trabalhos criaram-se histórias…

 

Já no dia 29 de abril, também inserido no projeto Fábrica das Histórias, realizou-se em Torres Vedras a iniciativa Lugares. Levada a cabo em parceria com a Universidade da Beira Interior, no âmbito do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura coordenado por Moreira Pinto e Maria Candela Suarez, esta atividade cruzou as temáticas dos “lugares” e das “histórias”. Assim, no seu decorrer, alunos do Jardim-Escola João de Deus interpretaram uma fábula; alunos da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares contaram histórias; as técnicas e membros do projeto Clube Sénior narraram excertos do conto tradicional “João e o Pé de Feijão” e da história da origem dos pastéis de feijão; a escritora Ana Meireles apresentou "Histórias de todos os tempos e de todos os lugares”; docentes e o capelão daquela universidade abordaram numa tertúlia a temática da iniciativa sob várias perspetivas; e inaugurou-se a exposição Lugares que esteve patente até 13 de maio no átrio do Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal e consistiu na apresentação de propostas de intervenção arquitetónica elaboradas por alunos da Universidade da Beira Interior para a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, no contexto de um exercício académico.  

 

Anteriormente, no dia 9 de abril, foram exibidas no Teatro-Cine as curtas-metragens resultantes do desafio Aventuras de um Feijoeiro. Este projeto desenvolvido com a colaboração do serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho e de Patrícia Bastos envolveu docentes do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (dos jardins de infância da Póvoa de Penafirme, de Matacães, da Ereira e de Santa Maria, da Escola Básica do 1.º Ciclo de Torres Vedras e da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias). Esta atividade passou pela animação de figuras inventadas e desenhadas por crianças a partir da história “João e o Pé de Feijão”.

 

De referir, ainda, que a fachada da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino foi recentemente alvo de uma intervenção, de caráter efémero, da autoria de Gonçalo Mar, intitulada “O guardião do arco-íris”. 

 

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas
voltar ao topo ↑