Câmara Municipal voltou a coordenar programa que assinalou a Semana Europeia do Desporto

09.10.2023

Imagem do evento “Vital Sport 23 | Torres Vedras”

A Câmara Municipal coordenou um programa de atividades com que se pretendeu assinalar a mais recente edição da Semana Europeia do Desporto.

Promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos, é o principal objetivo desta Semana, uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que decorreu este ano entre os dias 23 de setembro e 1 de outubro, e cujo lema foi “#BEACTIVE”, incentivando-se, dessa forma, cada um, a ser ativo, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, por meio da adoção de um estilo de vida saudável.

A primeira atividade realizada no Concelho no âmbito da edição deste ano da iniciativa foi o evento “Vital Sport 23 | Torres Vedras”, o qual aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, no espaço da Decathlon de Torres Vedras. Organizado por esta entidade em parceria com diversos parceiros do Concelho (associações, ginásios e outros), este evento proporcionou atividades desportivas em mais de 20 modalidades distintas, tendo no mesmo participado centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de usufruir, por exemplo, de aulas fitness de grupo, passeios de BTT e caminhadas, bem como de praticar equitação, ténis de mesa, dança ou basquetebol.

Posteriormente, no dia 26 de setembro, igualmente no âmbito da Semana Europeia do Desporto, a Câmara Municipal organizou uma atividade dedicada ao desporto inclusivo e à mobilidade ativa, que consistiu num passeio de bicicleta informal no Parque Verde da Várzea, em que participaram utentes da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), que utilizaram na ocasião bicicletas Agostinhas e também triciclos recentemente oferecidos a essa instituição.

Do programa de atividades relativas à edição de 2023 da Semana Europeia do Desporto coordenado pela Câmara Municipal fez também parte caminhadas e corridas integradas no “Santa Cruz a Mexer” (mais exatamente as suas edições de 23 e 30 de setembro, em que se contabilizaram cerca de 120 participações) e no “Torres Vedras Night Run” (concretamente a sua edição de 27 de setembro, a qual contou com 163 participantes, que tiveram na ocasião a oportunidade de passar pelo espaço da Academia do SCU Torreense), bem como uma aula de ginástica laboral realizada no edifício da Câmara Municipal.

De referir ainda que estava previsto realizar-se mais duas atividades no âmbito do programa relativo à edição deste ano da Semana Europeia do Desporto coordenado pela Câmara Municipal, mas que acabaram por ser canceladas devido às elevadas temperaturas verificadas: a festa anual do programa de desporto sénior “Mexa-se para a Vida!” e o Desafio “12 horas #BeActive”.

Última atualização: 07.02.2024 - 19:35 horas