Atualização: depressão Kristin e estabelecimentos de ensino
29.01.2026
Na sequência dos efeitos provocados pela passagem da depressão Kristin, o Município está a proceder às limpezas e reparações indispensáveis para a reposição da normalidade, após as operações de emergência e segurança iniciais.
Continuamos a enfrentar uma situação exigente e extraordinária, com ocorrências graves que requerem intervenções contínuas e urgentes.
Todos os serviços municipais encontram-se ativados e a atuar de forma articulada. O Município agradece à população pelo cumprimento das orientações emitidas pela Proteção Civil desde o início da ocorrência.
Continuam a existir problemas desafiantes em matéria de reposição de água, luz ou limpeza, em consequência da queda de árvores em todo o concelho, sendo que as questões mais complexas afetam as freguesias de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, São Pedro da Cadeira e Ventosa.
Neste contexto, e por motivos de segurança, estarão encerrados amanhã, 30 de janeiro de 2026, os estabelecimentos de ensino das seguintes Freguesias:
- União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: EB/JI Gaspar Campello, EB 2,3 Gaspar Campello, JI Cabeça Gorda, EB/JI Outeiro da Cabeça;
- União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: EB/JI Maxial, EB 2,3 Maxial, EB Ereira, EB/JI Monte Redondo e JI Aldeia Grande;
- Ramalhal: EB/JI de Ramalhal;
- São Pedro da Cadeira: EB/JI São Pedro da Cadeira e JI Cambelas;
- Ventosa: EB/JI Ventosa.
Devido à realização de trabalhos programados para amanhã, para reparação de condutas adutoras de água e à instalação de sistemas bypass, estarão igualmente encerrados os estabelecimentos de ensino localizados nas Freguesias de:
- A dos Cunhados: EB/JI Póvoa de Penafirme, EB Palhagueiras, Externato de Penafirme e Colégio Quinta do Mar;
- Ponte do Rol: EB/JI Ponte do Rol e IPSS com valência de Creche;
- Maceira: EB Maceira;
- Santa Maria, São Pedro e Matacães: EB/JI Fonte Grada, JI e EB Matacães e JI Ribeira de Pedrulhos;
- Silveira: JI Casalinhos, JI Boavista, EB/JI Santa Cruz, EB/JI Silveira e IPSS com valência JI e Creche.
Recorda-se que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Vedras está ativado desde as 9h35 de quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, tendo sido hoje, dia 29, decretado pelo Governo o Estado de Calamidade nas zonas mais afetadas do país, onde se inclui o Município de Torres Vedras.
Os serviços municipais estão a desenvolver, em articulação com todas as entidades relevantes, os melhores esforços para a rápida normalização da situação.
Esta informação será atualizada.
A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece a compreensão da população e, em especial, de toda a comunidade educativa.


