Biblioteca de Praia comemorou 20 anos com atividades para toda a família

09.07.2024

biblioteca

A Biblioteca de Praia de Santa Cruz comemorou no passado dia 6 de julho o seu 20º aniversário, assinalando a ocasião com atividades ao longo do dia. O programa teve início com um peddy paper, que convidou as famílias participantes a (re)descobrir Santa Cruz à medida que iam ultrapassando as etapas previstas no percurso. A atividade, que levou as famílias ao passeio dos poetas, Mercado Municipal de Santa Cruz e Praia Formosa, foi baseada no livro “O pequeno grão de areia”, de Susana Marques.

A Feira Solidária, realizada no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz, consistiu numa iniciativa que tinha por base a troca de livros por alimentos. Os visitantes puderam recolher um livro do seu interesse em troca de um bem alimentar não perecível, para ser posteriormente entregue à instituição de solidariedade Santa Ajuda.

Também no Parque de Jogos, a Biblioteca de Praia de Santa Cruz organizou um almoço partilhado, cuja sobremesa foi um bolo de aniversário com que se cantou os parabéns. No local foram partilhados livros para que a refeição fosse sucedida por um momento de leitura.

Ainda no âmbito do 20º aniversário da Biblioteca de Praia de Santa Cruz, e no mesmo local, realizou-se a atividade “O trigo que comes sabe dançar?”, em que se explicou o ciclo do pão, partindo do livro “A História do Rodrigo: uma semente de trigo”, da autoria de Miguel Contreras. As crianças foram convidadas a pôr as mãos na massa e misturar a farinha e a água, simulando o processo de amassar o pão. Durante essa tarde, crianças e adultos participaram em jogos tradicionais no Parque de Jogos.

A programação da Biblioteca de Praia para este dia terminou com o espetáculo “Da saia à orelha – histórias de encantar”, com Bruno Águas e Eva Barros, nas suas instalações em Santa Cruz.

A Biblioteca de Praia foi inaugurada a 1 de julho de 2004. Tem ao dispor dos utilizadores cerca de 1000 livros das mais diversas áreas de interesse; serviço de empréstimo domiciliário; jornais locais e nacionais e revistas de diversas temáticas para leitura no local; acesso à internet; jogos infantis e um conjunto de atividades de animação, lúdicas e pedagógicas, destinadas a toda a família.

Última atualização: 09.07.2024 - 13:05 horas