“Biblioteca Humana” na Biblioteca Municipal
30.10.2019
Durante os meses de setembro e outubro, a Biblioteca Municipal acolheu uma Biblioteca…Humana.
Tratou-se de uma atividade dinamizada por Salomé Abreu, cofinanciada pelo FAMI - Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que contou com participantes oriundos de diversos locais do distrito de Lisboa.
De referir que “uma biblioteca humana é um conjunto de livros orgânicos, únicos e em constante transformação. Cada pessoa representa um livro, uma história a ser partilhada, que enriquece o coletivo e valoriza o indivíduo. É um espaço de partilha, de desconstrução de preconceitos e de criação de empatia e compaixão. Para cada livro há um tempo de partilha, e para cada leitor há um tempo de perguntas”.
Durante quatro sessões, os “livros” viajaram pela escrita criativa e pelos conceitos do storytelling para destreinar os medos e amadurecer o empoderamento pessoal. Na quinta sessão, a sessão final, foram o “livro” que alguém escolheu na Biblioteca Municipal para escutar.
No dia 26 de outubro, sessão de leitura final, os 25 leitores participantes na atividade escutaram os 8 “livros” nunca antes abertos. Histórias que estavam perdidas nas memórias ou sem corpo nos pensamentos e ganharam vida nas palavras faladas…
Mais informação sobre a programação da Biblioteca Municipal pode ser consultada no respetivo site.