Câmara Municipal aprova aumento do apoio financeiro aos Bombeiros de Torres Vedras

11.07.2024

bombeiros

Na reunião de câmara de dia 2 de julho, o Executivo municipal aprovou por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro de 96.000€ à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (AHBVTV), referente à 2.ª equipa noturna e 3.ª equipa ao serviço ao fim de semana, em funcionamento em 2023. O apoio acresce àquele já atribuído pelo Município de Torres Vedras nesse ano, e que contabilizava mais de 600.000€.

Ambas as equipas representam uma melhoria da capacidade de resposta e eficiência nas intervenções, tais como no combate a incêndios, socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, e ainda no âmbito da urgência pré-hospitalar e na minimização de riscos. O aumento da despesa relaciona-se diretamente com o aumento no quadro de pessoal, necessário para o cumprimento dos serviços prestados pela associação. Só em 2022, a AHBVTV respondeu a 6.697 alertas, tendo percorrido mais de 220.000km nos seus percursos.

Aos bombeiros voluntários de Torres Vedras também são dados benefícios sociais tais como reduções na tarifa de água, nas taxas de pedidos de licenciamento ou comunicação prévia de operações urbanísticas; nos bilhetes para eventos ou iniciativas de caráter desportivo, recreativo e cultural promovidos pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Os bombeiros estão isentos do pagamento do Serviço de Apoio à Família no pré-escolar e da Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo para os seus filhos, bem como do pagamento das atividades de férias, organizadas pelo Município, por exemplo.

Publicado: 11.07.2024 - 17:05 horas