Torres Vedras

Câmara Municipal aprovou voto de pesar pelo falecimento do Papa Francisco

22.04.2025

A Câmara Municipal de Torres Vedras, na sua reunião de 22 de abril, aprovou por unanimidade o voto de pesar pelo falecimento do Papa Francisco e prestou-lhe homenagem com um minuto de silêncio.

Abaixo reproduz-se o texto integral do mesmo:

“O Papa Francisco foi, ao longo dos seus 12 anos de pontificado, uma figura incontornável e uma referência não só para os fiéis católicos como para todos os que se reveem nos valores humanistas e ambientalistas que sempre defendeu.

Como Chefe de Estado e como líder da Igreja Católica, Francisco deu ao mundo exemplos de despojamento e de inclusão sem paralelo, utilizando a visibilidade do cargo para iluminar aqueles que nem sempre são visíveis, renegando o conforto dos seus cargos de uma forma que tantas vezes gerou o desconforto da introspeção e do questionamento do papel de cada um no mundo.

Francisco não falava apenas para os fiéis, tendo colocado sempre nos seus discursos e escritos o "cuidado da casa comum", abordando tópicos como a justiça social e o aquecimento global em defesa do desenvolvimento sustentável e integrado do ambiente e da humanidade.

Francisco foi um Papa que chegou a todos, todos, todos.

A Câmara Municipal de Torres Vedras, reunida a 22 de abril de 2025 manifesta o seu pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, prestando-lhe homenagem com um minuto de silêncio.

O presente voto será lavrado em ata e enviado ao Cardeal Patriarca de Lisboa e ao Núncio Apostólico em Portugal.”


Fotografia: Jeffrey Bruno

Publicado: 22.04.2025 - 18:00 horas
voltar ao topo ↑