Câmara Municipal continua a distinguir-se pelas suas medidas inovadoras de apoio à família

23.10.2024

Imagem da entrega à vereadora Ana Umbelino da distinção “Medida + Inovadora 2024” ao projeto

O projeto “Nascer e Crescer em Torres Vedras” foi distinguido recentemente como “Medida + Inovadora 2024” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Na mesma cerimónia em que esse projeto foi distinguido - a qual se realizou no passado dia 17 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra -, o referido Observatório atribuiu à Câmara Municipal, pelo 16.º ano consecutivo, o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Refira-se que a distinção “Medida + Inovadora” foi atribuída pelo segundo ano, tendo este ano a mesma cabido também aos projetos “Esperança Porta a Porta” (da Câmara Municipal de Vila de Rei) e “Prescrição Social” (da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar).

O "Nascer e Crescer em Torres Vedras" é, relembre-se, um programa de apoio à família e de promoção da natalidade implementado o ano passado pela Câmara Municipal, o qual se destina a famílias com bebés e crianças que sejam registados no Concelho. O apoio proporcionado pelo programa traduz-se na oferta de um kit didático, um kit de leitura e um livro de vouchers, que oferecem benefícios nas áreas da Saúde e Bem-estar e da Educação e Cultura.

A propósito do galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, é de realçar que a Câmara Municipal de Torres Vedras é uma das seis autarquias que recebe este galardão desde a primeira edição do mesmo (a par das câmaras municipais de Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Novas, Vila Real e Vila de Rei).

Recorde-se que a sua atribuição resulta da realização de um inquérito a nível nacional, sendo, na sequência da resposta a este, distinguidas as autarquias portuguesas que adotam políticas efetivas de apoio às famílias, num conjunto de áreas como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação, urbanismo e acessibilidades; mobilidade e transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; e cooperação, relações institucionais e participação social.

Última atualização: 23.10.2024 - 16:12 horas