Câmara Municipal continua empenhada em efetuar atempadamente os seus pagamentos

10.07.2024

Imagem da entrega do diploma à presidente da Câmara Municipal

A Câmara Municipal renovou o seu compromisso de pagamento pontual, o qual decorre de um projeto criado por iniciativa da ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores.

O diploma relativo a essa renovação de compromisso foi entregue à presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, na conferência “Pagar a horas, fazer crescer Portugal” que se realizou no passado dia 3 de julho no pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições, no âmbito do programa da Feira de São Pedro.

No encerramento dessa conferência Laura Rodrigues revelou que o tempo médio de pagamento da Câmara Municipal aos seus fornecedores é atualmente de 12 dias, tendo na ocasião aproveitado para felicitar as restantes organizações do Concelho aderentes ao "Compromisso Pagamento Pontual", as quais foram também distinguidas na conferência. Essas entidades são as seguintes: Desarfate, Lda; Dreamwell; Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; Freshzone; Golden Executive; Indústria Mecânica Rualjo, Lda; Induzir, Lda; JAPatrocínio; Melodicpoint, Lda; Mundo da Criança, Lda; New Golden Executive, Lda; Ramalhal Car, Lda; Raul Patrocínio Duarte, SA; SEFO, Lda; e Vida Maior, Lda.

De referir que a conferência “Pagar a horas, fazer crescer Portugal” realizada no passado dia 3 de julho em Torres Vedras contou com intervenções de Robertus Lombert (da ACEGE Oeste), de Rodrigo Faria (da INFORMA), de Jorge Patrocínio (da JAPatrocínio) e de Jorge Líbano Monteiro (do "Compromisso Pagamento Pontual"). No decorrer dessa conferência foi revelado que 45 mil empresas nacionais apresentam um risco de delinquency médio-alto e elevado devido ao problema dos atrasos nos pagamentos, sendo que o mesmo afeta atualmente 81,9% das empresas em Portugal. Segundo dados da Comissão Europeia, 25% das falências na Europa são devidas a atrasos dos pagamentos.

É de recordar que a Câmara Municipal aderiu em 2016 ao "Compromisso Pagamento Pontual", um projeto que conta atualmente com 2.483 organizações aderentes e que é promovido pela ACEGE, CIP - Confederação Industrial de Portugal, APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e Ordem dos Contabilistas Certificados, com o apoio da INFORMA, do banco Santander e da Associação Empresarial da Região de Viseu.

Última atualização: 24.07.2024 - 14:54 horas