Câmara Municipal de Torres Vedras investe 460 mil euros na atividade física

27.05.2020

Fotografia de pessoas a praticar atletismo

A Câmara Municipal de Torres Vedras atribuiu apoios financeiros, num total de 460 mil euros, a 49 associações do Concelho, no âmbito dos programas de apoio à atividade física, referentes à época 2019/2020. Estes programas contemplam o apoio à atividade desportiva federada, à promoção da atividade física não federada, à formação de agentes e à promoção da ética no desporto.

Em resposta à pandemia causada pela doença COVID-19, o montante atribuído engloba um apoio extraordinário correspondente a uma majoração de 10% nos apoios dados às associações desportivas e, para além disso, o pagamento dos valores em causa foi antecipado um mês em relação ao que é habitual. Tratam-se de medidas que integram o Programa Municipal de Apoio Extraordinário no âmbito da doença COVID-19.

Destaca-se, este ano, a atribuição pela primeira vez de apoios ao Sport Clube União Torreense e à Associação Física e Desportiva de Torres Vedras no âmbito do “Programa de Promoção da Ética no Desporto”, como resultado da atribuição da Bandeira da Ética às duas associações pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Já o “Programa de Apoio à Atividade Desportiva Federada” irá abranger 2.982 atletas federados nos escalões de formação em 21 modalidades distintas. Comparativamente à época anterior, houve um aumento de 89 atletas federados com idade igual ou inferior a 18 anos. Em termos quantitativos, o futebol continua a ser a modalidade que a maioria dos jovens escolhem para praticar desporto a nível federado, representando 49.63% do total de praticantes do Concelho.

Última atualização: 27.05.2020 - 16:20 horas