Câmara Municipal levou espetáculo "Retalhos…" a itinerar pelo Concelho

28.09.2023

Imagem da apresentação do espetáculo na Praça do Município

Retalhos… é o nome do espetáculo do grupo Formas de Fado que a Câmara Municipal levou recentemente a itinerar pelo Concelho.

Tendo passado por espaços das várias freguesias Concelho, foi estreado no dia 23 de abril do ano passado, nas instalações da Associação de Moradores da Ereira, e terminou a sua itinerância no passado dia 9 de setembro, nas instalações do Grupo Desportivo Recreativo Cultural Gondruzeirense. Foi também apresentado nas instalações da Associação para o Desenvolvimento das Paradas, da Associação Recreativa e Cultural da Soltaria, da Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, do Centro de Trabalhadores da Ribaldeira e da Associação Cultural e Recreativa da Abrunheira, na Praça do Município, nas instalações da Associação Agrária Cultural e Recreio do Bonabal, no Salão Paroquial da Carvoeira e nas instalações do Chãos Sport Clube, da Casa do Povo do Turcifal, do Centro de Cultura e Animação de Campelos, do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Casalinhense, da Sociedade de Instrução e Recreio do Maxial, da Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Cabeça Gorda, da CO.JO.PE - Comissão de Jovens de Penafirme, da Associação Desportiva Recreativa e Melhoramentos de Dois Portos, do Clube de Futebol “Os Paulenses” e do Grupo Desportivo da Serra da Vila.

De referir que Retalhos… constituiu-se como “uma combinação de ritmos, harmonias e melodias transmitidas pelas vozes e instrumentos musicais”. Segundo também o grupo Formas de Fado, o mesmo fez deste espetáculo “uma viagem pelos países PALOP’s, pela música brasileira, pelo fado e pela música popular”. “Com uma panóplia de vários géneros musicais e estilos”, Retalhos… apresentou “a música da expressão de sentimentos e histórias da identidade de vários povos”.

Este espetáculo teve como intérpretes Henrique Leitão (guitarra e voz), Eduardo Lemos (viola e voz), António Valente (piano e outros instrumentos), Avelino Santos, Cristina Santos, Leonor Madeira e Susana Silva (vozes).

Recorde-se que, antes de Retalhos…, a Câmara Municipal já levara à itinerância pelo Concelho de outros espetáculos do grupo Formas de Fado, como Obrigada, Obrigada Amália!, Fado a Copo, Somos Assim…, Portugal, Meu Amor, Mundo de Fado, Fado e outros Sons, Chama-se…Fado e Fado sem Tempo.

Brevemente a Câmara Municipal vai levar à itinerância pelo Concelho de um novo espetáculo do grupo Formas de Fado, intitulado Sons de Portugal.

Última atualização: 03.10.2023 - 11:25 horas