Torres Vedras

Câmara Municipal organizou de novo uma Semana do Ambiente

22.06.2023

Imagem relativa à atividade

De forma a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal organizou, de novo, uma semana de atividades dedicadas à temática desta efeméride.

A primeira dessas atividades aconteceu na tarde do dia 3 de junho, na Esplanada Antero de Quental, em Santa Cruz, e constituiu-se como um mercado de troca e venda de artigos já sem utilização pelos seus proprietários. Nessa atividade de economia circular, que se denominou “Maria vai com as outras”, foi possível, em oito bancas, trocar e/ou comprar, por exemplo, peças de roupa, livros e artigos de praia, dando-lhes uma segunda vida.

No dia seguinte, mas em Torres Vedras, mais concretamente no Parque Verde da Várzea, foi proporcionada a atividade “Bancos (com) vida”. Dinamizada pelo artista Tiago Hacke, a atividade contou com 16 participantes que, tendo tido como inspiração a biodiversidade do parque urbano em que se encontravam, bem como a de outros locais do Concelho, procederam à pintura de nove bancos de jardim, criando, nos mesmos, figuras como a do sardão (Lacerta lepida), do cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e da águia-de-bonelli (Aquila fasciata).

Também no âmbito da Semana do Ambiente organizada este ano pela Câmara Municipal, e dando continuidade a uma tradição já de três décadas, no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), realizou-se mais uma edição da atividade “Costa Viva”. Cerca de 60 alunos (da Escola EB2/3 da Freiria, da Escola EB2/3 Padre Francisco Soares e da Escola Agrícola Fernando Barros Leal) participaram em 2023 na “Costa Viva” (atividade que é resultado, recorde-se, de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o Espelo Clube de Torres Vedras), realizando limpezas de praia, durante o período da manhã, nas praias Azul, do Seixo e de Santa Rita.

Já na manhã de 8 de junho, e de forma a comemorar também a efeméride que é assinalada nesse dia (Dia Mundial dos Oceanos), teve lugar, no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul (na Assenta), a conferência “Um mar de Oportunidades”. Despertar os participantes para a multiplicidade de serviços de ecossistemas que as algas marinhas oferecem e para a sua contribuição para o bem-estar do planeta, foi o principal objetivo desta atividade, que contou com a participação de diferentes oradores, especialistas na temática da mesma. Cerca de 20 pessoas participaram na conferência “Um mar de Oportunidades”, no final da qual foi possível degustar produtos confecionados com algas e outros elementos do mar.

Igualmente de forma a assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, e também no âmbito da Semana do Ambiente organizada recentemente pela Câmara Municipal, foi inaugurada, na tarde do dia 8 de junho, no Centro de Educação Ambiental, a exposição A Vida Marinha. De referir que nessa mostra estão patentes trabalhos elaborados por alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Concelho (que participaram no projeto "Vamos TransforMAR o Oeste" da associação Guardião do Oceano) a partir de resíduos não orgânicos recolhidos em praias do litoral torriense. A exposição A Vida Marinha, a qual tem o objetivo de alertar e sensibilizar para o problema da poluição dos oceanos e rios, bem como para o impacto dos hábitos de vida nocivos ao meio ambiente, está patente até ao final de agosto. 

A Semana do Ambiente organizada este ano pela Câmara Municipal chegou ao seu término na manhã do dia 11 de junho com uma oficina dinamizada na Assenta por Xico Gaivota, um artista português conhecido pelas suas intervenções para a consciencialização global sobre o lixo nos oceanos. 25 pessoas participaram nessa atividade, que teve início com uma ação de limpeza de praia, a que se seguiu uma oficina prática no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local da Foz Azul, na qual os participantes elaboraram trabalhos com o lixo marinho anteriormente recolhido.

Última atualização: 23.06.2023 - 11:09 horas
voltar ao topo ↑