Câmara Municipal promoveu “Mês do Brincar”

05.07.2024

Imagem da atividade “O Rei manda… Brincar no Dia Mundial da Criança”

Junho foi, para a Câmara Municipal, “Mês do Brincar”, tendo dessa forma celebrado duas importantes efemérides para o público infantil: o Dia Mundial da Criança (1 de junho) e o Dia Internacional do Brincar (11 de junho).

Nesta primeira data as atividades do “Mês do Brincar” tiveram como espaço o Parque Verde da Várzea, que recebeu, no período da manhã desse dia, uma sessão do Conselho das Crianças (projeto cívico socialmente inovador promovido pela Câmara Municipal em colaboração com as escolas básicas do Concelho, que tem como objetivo dar voz às crianças deste território, estimulando a sua participação cívica e valorizando a sua perspetiva e contributos), e, no da tarde, a atividade “O Rei manda… Brincar no Dia Mundial da Criança” (que se constituiu como um tempo de encontro para a brincadeira livre, não programada, com recursos e propostas sugeridos, com que as crianças participantes puderam brincar entre elas e com as respetivas famílias).

No dia 11 de junho teve lugar, também no Parque Verde da Várzea e no âmbito do “Mês do Brincar”, ao final da tarde, uma atividade semelhante, denominada “O Rei manda… Brincar com a Família”. Igualmente no Dia Internacional do Brincar, na sequência de um repto lançado pela Câmara Municipal, as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico que frequentam estabelecimentos de ensino do Concelho tiveram um tempo de brincadeira das 14h30 às 15h30, participando assim na “Hora do Brincar”. A este propósito é de referir que o Município lançara o desafio a todos os membros do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora” e da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras para participarem também na “Hora do Brincar”, ao qual responderam 57 cidades, o que fez com que esta iniciativa tivesse este ano contado com a participação de aproximadamente 160.000 crianças em território nacional.

Do programa do “Mês do Brincar” fez também parte as edições de junho da atividade “O Rei manda… Brincar na Cidade” (que se tem realizado ao final das tardes de sexta-feira, na Praça 25 de Abril), a qual se constitui, recorde-se, igualmente como um espaço para brincadeira livre.

Ainda no âmbito do “Mês do Brincar”, um total de 5.736 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de estabelecimentos de ensino do Concelho deslocaram-se a espaços públicos das respetivas freguesias para um dia também de brincadeira livre (enquadrado igualmente no conceito de atividade “O Rei manda… Brincar”), o que aconteceu durante a semana de 3 a 7 de junho. Os espaços que acolheram esse dia de brincadeira livre foram os seguintes: Parque Verde Nossa Senhora da Nazaré (São Pedro da Cadeira), Parque Municipal de Santa Cruz, Parque Verde de Runa, Parque Verde da Várzea, Jardins do Alcabrichel (A dos Cunhados), Parque Verde de Ponte do Rol, largo da Igreja do Turcifal, largo da Igreja do Ramalhal, largo da Igreja de Campelos, largo da Igreja da Freiria, Parque Aventura/Eco Parque da Serra de São Julião e Parque Verde da Macieira (Maxial).

Última atualização: 24.07.2024 - 11:24 horas