Capela de Santa Cruz do Paúl (freguesia da Freiria) foi requalificada

23.07.2024

Imagem do espaço requalificado

A Capela de Santa Cruz, mais conhecida por Capela de Santa Luzia, localizada no Paúl (território da Freguesia da Freiria), foi recentemente alvo de obras de requalificação.

As mesmas, que foram executadas pela Junta da Freguesia da Freiria com o apoio da Câmara Municipal, foram inauguradas na manhã do passado dia 21 de julho. Consistiram na execução de pintura interior e exterior, no isolamento das paredes com pladur, na reabilitação do chão, no arranjo da instalação elétrica, no restauro da tela do altar e na colocação de um novo sino. De referir que o espaço envolvente à capela foi também alvo de uma intervenção de melhoramento.

A terminar a eucaristia de inauguração das obras de requalificação da Capela de Santa Cruz, do Paúl, o pároco local, Nélson Pereira, aproveitou para agradecer a todos os intervenientes nas mesmas, tendo frisado o empenho demonstrado pela Câmara Municipal para a sua concretização.

Posteriormente usou da palavra o presidente da Junta da Freguesia da Freiria, Pedro Bernardes, que enalteceu a união de esforços que permitiu a concretização da intervenção. Ainda na sua alocução, Pedro Bernardes convidou a população a desfrutar do renovado espaço, tendo revelado que atualmente é possível, por meio de um caminho rural recentemente arranjado, efetuar a pé o trajeto entre a Freiria e o Paúl.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, também marcou presença na cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Capela de Santa Cruz, do Paúl, tendo na ocasião salientado a qualidade dessas obras e revelado orgulho em ter colaborado para a concretização das mesmas. Ainda no momento em que fez uso da palavra, Laura Rodrigues enfatizou a importância do trabalho de preservação do património dada a sua importância para a memória coletiva, a qual deve, na sua opinião, ser transmitida às gerações vindouras.

Finda a eucaristia, seguiu-se o ato de descerramento da placa inaugural das referidas obras e um momento de brinde.

De referir que a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços para apoiar a requalificação do património religioso no Concelho, sendo a esse propósito de mencionar que recentemente, para além de ter apoiado as obras de requalificação da Capela de Santa Cruz, no Paúl, apoiou também obras de conservação na Capela de Nossa Senhora da Quietação, no Carvalhal (território da Freguesia do Turcifal), e na Capela de Nossa Senhora da Purificação, na Ermegeira (território da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo), bem como a requalificação da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Matacães (território da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães), e da Capela da Madre Deus, na Zibreira (território da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões). Já há mais tempo, a Câmara Municipal apoiou também a requalificação do espaço exterior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Camila (território da Freguesia de São Pedro da Cadeira).

Última atualização: 25.07.2024 - 14:15 horas