Casal de São Pedro viajou até à época medieval
01.07.2025

A Feira de Casal de São Pedro realizou-se nos dias 14 e 15 de junho em Casal de São Pedro, na União das Freguesias de Dois Portos e Runa. O evento recriou a época medieval, através da participação de associações locais, de atuações e espetáculos.
A Feira teve início com a leitura da Carta de Feira por alunos do Centro Educativo de Dois Portos, seguida de uma arruada com os Gaiteiros da Freiria. Do programa fizeram também parte combates medievais, promovidos pela associação Serra Red Lions, um momento musical pela Sociedade Filarmónica da Ribaldeira, a animação circense Os Saltimbancos e um espetáculo de fogo pelo grupo Malatitsch, e a ceia medieval com animação musical por Daniel Oliveira e Carolina Figueiredo.
O segundo dia da Feira teve início com a missa em honra de São Pedro, na Igreja de São Pedro, em Dois Portos. Já em Casal de São Pedro houve animação de rua pela clown Safaneta, animação circense Os Saltimbancos, um ateliê medieval com Beatriz Mota, um momento musical pelo Rancho Folclórico Etnográfico Danças e Cantares do Furadouro e os teatros de rua A Maldição do tesouro e Os Aguadeiros pelo grupo Três Irmãos.
Ao longo dos dois dias, as associações e entidades locais dinamizaram a venda de petiscos tradicionais, doçaria e objetos alusivos à época.
A Feira de Casal de São Pedro, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Junta de Freguesia de União das Freguesias de Dois Portos e Runa, é uma festa comemorativa da primeira Carta de Feira concedida a Torres Vedras pelo rei D. Dinis a 20 de março de 1293. A Carta de Feira, de vital importância estratégica para o desenvolvimento económico e social da época, marca o início do que viria a ser a Feira de São Pedro, hoje realizada na cidade de Torres Vedras.