Torres Vedras

Celebrado contrato de financiamento de “Programa Educativo de Surf e Conhecimento do Mar”

08.05.2025

assinatura do contrato de financiamento do projeto “1ª Onda 2.0

O contrato de financiamento do projeto “1ª Onda 2.0 – Programa Educativo de Surf e Conhecimento do Mar” foi celebrado no passado dia 5 de maio, nas instalações da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. No ato da assinatura desse contrato de financiamento esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e a gestora do Programa Operacional MAR 2030, Dina Ferreira.

O projeto “1ª Onda 2.0 – Programa Educativo de Surf e Conhecimento do Mar” tem como objetivo disponibilizar aulas de surf e sessões de literacia do Oceano a todas as crianças que frequentam o 3º e 4º ano das freguesias do litoral do Concelho (União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e freguesias da Silveira e S. Pedro da Cadeira), já iniciadas no ano letivo anterior, e dando continuidade ao projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde 2018 pelo Município.

Financiado pelo Programa Operacional MAR 2030, Portugal2030 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), o “1.ª Onda 2.0” foi aprovado no âmbito do Grupo de Ação Local (GAL) Oeste Costeiro e conta com um investimento total de 145.663,37 €, dos quais 101.964,36 € são financiados pelo FEAMPA.

A sessão que contou ainda com a assinatura de mais 11 contratos de financiamento, reuniu diversos promotores dos projetos aprovados, entre os quais representantes das autarquias locais, associações e empresários locais ligados ao setor do turismo e em particular a atividades de turismo náutico, contou com a presença de representantes das entidades que integram o Órgão de Gestão do GAL Oeste Costeiro, nomeadamente a ADEPE na qualidade de Presidente daquele Órgão, representada por Joaquim Pequicho, a LeaderOeste, representada por Laura Rodrigues e a Agência de Desenvolvimento Costeiro ecoCOAST, representada por João Serra.

De referir que o GAL Oeste Costeiro é uma parceria que abrange os territórios dos municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Peniche, com o objetivo de apoiar as comunidades locais na dinamização das zonas costeiras e na valorização dos recursos do mar e das atividades da economia do mar.

Refira-se ainda que o programa "MAR 2030" abrange todo o território nacional, continente e Regiões Autónomas, e tem por objetivo implementar em Portugal as medidas de apoio financiadas pelo FEAMPA, estando a atual Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Oeste Costeiro, com uma dotação de 2,6 milhões de euros, enquadrada nesse programa.

Última atualização: 08.05.2025 - 14:15 horas
voltar ao topo ↑