Centro de Educação Ambiental acolheu reunião no âmbito do projeto “LxAquila”
15.03.2023
A 1.ª reunião de autarcas realizada no âmbito do projeto “LxAquila” teve lugar no Centro de Educação Ambiental, na tarde do passado dia 10 de março.
Recorde-se que os dois principais objetivos deste projeto são: criar uma rede de custódia composta por proprietários de terrenos privados e entidades públicas, que sejam guardiões dos valores naturais da região onde o mesmo está a ser implementado (Área Metropolitana de Lisboa e concelhos próximos) e, em particular, das águias-perdigueiras (ou águias-de-bonelli); e demonstrar que é possível compatibilizar a conservação de predadores com as atividades humanas.
Presentes na referida reunião estiveram, unidos com os mesmos objetivos, representantes dos municípios de Torres Vedras, Alenquer, Mafra, Loures, Sintra e Vila Franca de Xira, sendo que cada um deles teve oportunidade de, na ocasião, partilhar as diferentes ações que as respetivas autarquias têm realizado no âmbito do projeto “LxAquila”.
Na 1.ª reunião de autarcas realizada no âmbito do “LxAquila” esteve também representada a Guarda Nacional Republicana, que é uma das entidades parceiras do projeto. Refira-se, a este propósito, que são também entidades parceiras do “LxAquila”: a Companhia das Lezírias, a E-Redes, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Parques de Sintra, a SEO BirdLife e a Tapada Nacional de Mafra.
De referir ainda que o projeto “LxAquila” é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.