Centro de Educação Ambiental assinala 11 anos com ações sobre a temática das aranhas

26.09.2024

Imagem da elaboração de trabalhos de expressão plástica

O edifício do Centro de Educação Ambiental completou no passado dia 20 de setembro o seu 11.º aniversário.

Assinalando este facto foram realizadas ações neste equipamento municipal que tiveram como temática uns seres muitas vezes encarados de forma pouco simpática, mas que são muito importantes no nosso ecossistema, na medida em que contribuem para o controlo de pragas de muitos insetos, as quais poderiam consequentemente levar à disseminação de doenças devastadoras para a biodiversidade do planeta: as aranhas.

Assim, para assinalar este ano o aniversário do edifício do Centro de Educação Ambiental, foi inaugurada ao início da tarde do dia 20 de setembro, neste equipamento municipal, uma exposição de ilustrações que resultaram da criação do livro Felismina, a Aranha Heroína, da autoria de Tânia Clímaco. No âmbito dessa inauguração realizou-se uma atividade de elaboração de trabalhos de expressão plástica com base na mostra, a qual foi orientada pela autora da mesma, e em que participaram 24 alunos do Jardim Escola João de Deus. No dia seguinte, também ao início da tarde, a mesma atividade voltou a ser proporcionada, tendo nesta ocasião envolvido 31 participantes, entre crianças e respetivos familiares.

A propósito do aniversário, é de recordar que o edifício do Centro de Educação Ambiental é um edifício-modelo que foi criado na zona sudoeste do Parque Verde da Várzea, segundo princípios de construção sustentável, e que conta com um conjunto de mais valias em termos de sustentabilidade ambiental, sendo um espaço onde tem sido efetuado um importante trabalho de educação ambiental junto da comunidade, principalmente da população escolar. Atualmente alberga, para além de um serviço educativo próprio, também o serviço educativo “Quero ser cientista”.

É um equipamento com uma considerável utilização, tendo, a título de exemplo, no transato ano letivo, acolhido a realização de 184 atividades (em que se contabilizaram 4.019 participações).

Última atualização: 26.09.2024 - 17:21 horas