Centro de Interpretação da Comunidade Judaica
01.09.2018
O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica dá a conhecer a história da presença judaica em Torres Vedras. Inaugurado a 18 de maio de 2017, este equipamento museológico do Município de Torres Vedras foi produzido sob a supervisão científica da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Localizado no centro histórico da cidade, a escassos metros da antiga judiaria, o Centro ocupa um conjunto de edifícios de arquitetura tradicional, conhecido por Cerca da Josefa, requalificado através do projeto Rotas de Sefarad: Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas, dinamizado pela Rede de Judiarias de Portugal.
Com o objetivo de valorizar o legado deixado pela presença judaica, este espaço apresenta a realidade histórica, social e cultural desta comunidade. As quatro salas de exposições, com conteúdos em português e em inglês, utilizam painéis expositivos e documentos, como contratos, cartas de perdão e cartas régias, para desvendar o quotidiano desta comunidade e dar a conhecer o destino dos judeus torrienses após a expulsão. A exposição é complementada por um circuito de visita que percorre os espaços urbanos ocupados pela antiga judiaria.
A equipa do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica é responsável por promover visitas guiadas, organizar atividades do serviço educativo para grupos escolares, coordenar as exposições e dinamizar projetos de continuidade, com o Clube Sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Nesta edição do “Porta Aberta” apresentamos-lhe os rostos da equipa do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica e explicamos-lhe quem faz o quê.
Ana Cláudia Martins – Assegura o serviço de acolhimento e frente de casa
Sílvia Caldas – Assegura o serviço de acolhimento e frente de casa
Sofia Máximo – Técnica da equipa do Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade, responsável por promover visitas guiadas e atividades para grupos escolares e outros, dinamiza projetos de continuidade, com o Clube Sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Mónica Franco - Técnica da equipa do Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade, responsável por promover visitas guiadas e atividades para grupos escolares e outros, dinamiza projetos de continuidade, com o Clube Sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Isabel de Luna – Conservadora do Museu Municipal Leonel Trindade, responsável pelos conteúdos expostos, pela programação e visitas guiadas ao fim de semana e para grupos de alunos do nível secundário ou universitário.
Francisca Ramos – Responsável pela área de museus e coordenadora da equipa
Rui Brás - Chefe de Divisão de Museus, Bibliotecas e Galerias
Legenda da Fotografia: (da esquerda para direita)
Francisca Ramos, Mónica Franco, Sílvia Caldas, Isabel de Luna e Ana Cláudia Martins.
Centro de Interpretação da Comunidade Judaica
Largo Padre Jacinto Pio Sobreiro, 1-3
2560-688
261148633 | cijtv@cm-tvedras.pt
Horário de funcionamento:
(01 de junho a 31 de agosto) terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
(01 de setembro a 31 de maio) terça- feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00