Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras
01.07.2013
O torreão do Castelo de Torres Vedras está a ser alvo de uma intervenção de requalificação e valorização.
A intervenção consiste na reabilitação do respetivo espaço, na instalação de uma porta de vidro guarda-vento, de um novo balcão de atendimento e de expositores de venda e na criação de um espaço de arrumos.
Naquele local haverá também um núcleo interpretativo e explicativo que dará a conhecer ao visitante a História do Castelo de Torres Vedras e que consistirá numa exposição permanente abordando a evolução do mesmo (desde as suas origens, passando pela ocupação romana, bárbara e árabe, Reconquista Cristã, cerco do Mestre de Avis, reconstrução manuelina, campanha do Prior do Crato, Terramoto de 1755, integração nas Linhas de Torres Vedras, Batalha de Torres Vedras até à sua classificação como Imóvel de Interesse Público). Este núcleo contará ainda com elementos arqueológicos.
No exterior do torreão está prevista a instalação de sinalética relativa ao Castelo, informativa e interpretativa, com informação sobre a respetiva Histórica e os seus principais elementos arquitetónicos, em apresentação bilingue.
Estas intervenções visam fundamentalmente valorizar o importante elemento patrimonial que é o Castelo de Torres Vedras e melhorar as condições de atendimento aos turistas que visitam o mesmo.
Refira-se, a este propósito, que em 2012 este castelo recebeu 12.279 visitas, tendo 2.485 sido de cidadãos estrangeiros (em 2011 recebera 11.030 visitas). Dados que reforçam a pertinência da intervenção descrita…
NÚMEROS
- Área: 92m2
- Custo: 42.375 euros
- Prazo: julho 2013