Centro Florestal Municipal acolheu a terceira edição do evento Florestas em Foco

19.09.2024

O Centro Florestal Municipal, situado no Maxial, acolheu no passado dia 10 de setembro a realização da terceira edição do evento Florestas em Foco, a qual foi organizada pela APAS Floresta em parceria com a Biond – Forest Fibers from Portugal e com o apoio do Gabinete Técnico Florestal do Município.

Esta ação, dirigida a técnicos, proprietários/gestores florestais e prestadores de serviço, teve como oradoras Ana Gancho (gestora do Grupo de Gestão Florestal Certificada da APAS Floresta) e Helena Rodrigues (técnica responsável pelo Programa "Limpa e Aduba" na região Oeste).

A sessão permitiu mostrar que a certificação florestal é essencial para garantir a produtividade e proteção da floresta, assim como o respeito por valores ambientais, sociais e económicos. A certificação florestal é, de resto, uma forma de reconhecer o esforço dos proprietários de zonas florestais pelas suas boas práticas na gestão florestal, garantindo a origem dos produtos florestais.

Associado à promoção de uma eficaz gestão florestal, foi apresentado na edição deste ano do Florestas em Foco o Programa “Limpa e Aduba” da Biond, cujo objetivo é apoiar a adoção de boas práticas florestais de manutenção dos povoamentos de eucalipto, sendo que com a implementação deste programa pretende-se reduzir o risco de incêndio e melhorar a produtividade florestal dos eucaliptais. Simultaneamente, ao adotar boas práticas de gestão, os beneficiários do “Limpa e Aduba” estarão ainda a ir de encontro aos princípios da certificação florestal.

Para garantir elegibilidade ao “Limpa e Aduba”, o proprietário/gestor florestal apenas tem de garantir o controlo da vegetação e a seleção de varas conforme as recomendações técnicas. Por sua vez, a Biond fornece o adubo e dá um apoio à adubação no valor de 45€/ha.

Os interessados em certificar as suas matas e saber se têm condições de elegibilidade ao Programa “Limpa e Aduba” devem contactar a APAS Floresta e efetuar a sua candidatura gratuita ao mesmo até ao próximo dia 31 de outubro.

Publicado: 19.09.2024 - 15:35 horas