Torres Vedras

Cidades Educadoras: uma aposta no potencial transformador da Educação

30.11.2021

Fotografia em que se vêm seis crianças a brincar no Jardim da Graça.

O Dia Internacional da Cidade Educadora assinala-se esta terça-feira, dia 30 de novembro. “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás” é o tema da edição deste ano, que celebra a Educação como alavanca para corrigir desigualdades e gerar bem-estar, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das populações.

Neste dia, os municípios empenhados no desenvolvimento de Cidades Educadoras apresentam uma declaração onde assumem o compromisso de construir cidades de oportunidades para todos, sublinhando que a atual pandemia “acentuou as desigualdades pré-existentes e adicionou novas barreiras e obstáculos à equidade.”

Torres Vedras integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2011, fazendo parte da comissão coordenadora desde 2015 e coordenando um dos seus grupos de trabalho — “Brincar na Cidade Educadora”, que conta com 33 cidades inscritas.

Recorde-se que o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras - "Brincar na Cidade Educadora" decorreu em Torres Vedras, no passado mês de julho. Já em 2020, o projeto “No coração da minha infância” foi distinguido com o Prémio Cidades Educadoras para Boas Práticas de Inclusão e Democratização da Cultura.

A Carta das Cidades Educadoras foi proclamada a 30 de novembro de 1990, promovendo valores como a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.

Publicado: 30.11.2021 - 11:54 horas
voltar ao topo ↑