Cinco “empresas gazela” foram identificadas no Concelho em 2023
28.05.2024
Num estudo recentemente efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) foram identificadas cinco “empresas gazela” no território do Concelho no ano de 2023.
Essas empresas são as seguintes: Apelativângulo Construção Civil - Unipessoal, Lda (cuja atividade se desenvolve na área da promoção imobiliária e da construção de edifícios); Cavapiterm, Lda (cuja atividade se desenvolve na mesma área da empresa anterior); Coberlusa, Estruturas e Revestimentos, Lda (empresa que desenvolve atividades especializadas de construção); Isellandrepair, Lda (cuja atividade se desenvolve na área do comércio a retalho); e T.O. - Tomates do Oeste, Lda (cuja atividade se desenvolve nas áreas da agricultura, da produção animal, da caça e de serviços relacionados).
As empresas identificadas pela CCDRC como “empresas gazela” da região Centro de Portugal no ano passado cumprem os seguintes critérios: foram constituídas entre 2014 e 2019; apresentaram crescimentos do volume de negócios superiores a 20,0% ao ano em 2020, 2021 e 2022; empregavam pelo menos 10 trabalhadores em 2022; e possuíam faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2022.
Segundo a CCDRC o conceito de ”empresa gazela”, o qual é assumido internacionalmente, “corresponde a empresas jovens (com idade igual ou inferior a cinco anos no início do período de observação) e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo. São organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados, nos quais afirmam a sua competitividade e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente para a criação de emprego”.
Também segundo a CCDRC, as “empresas gazela” representam uma pequena percentagem do universo empresarial da região Centro, mas cada uma delas tem uma importância fulcral nas dinâmicas de emprego e de riqueza que geram na região.
Em 2023 o concelho de Torres Vedras era, a par do concelho de Águeda, o quinto concelho com mais “empresas gazela” na região Centro. Nesta região, nesse ano, tinham mais “empresas gazela” os concelhos de Leiria (13), Coimbra, Viseu (9) e Aveiro (8).