“Clube Sénior” celebrou mais um aniversário

30.06.2023

Imagem da intervenção da vereadora Ana Umbelino no almoço comemorativo

O projeto “Clube Sénior” festejou, recentemente, o seu 17.º aniversário.

Esse aniversário foi celebrado com dois momentos: com uma ida, no dia 17 de junho, ao Teatro Politeama, em Lisboa, para se assistir ao espetáculo Revista é sempre Revista; e com um almoço-convívio entre os participantes no projeto, que teve lugar na Quinta do Páteo, no dia 20 de junho.

Nesta última atividade estiveram também presentes os parceiros formais do projeto, bem como a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que aproveitou a ocasião para recordar a génese do “Clube Sénior”, o qual foi criado, relembre-se, para combater o isolamento que muitos seniores residentes no Concelho sentiam, nomeadamente em zonas do mesmo onde faltavam respostas para combater esse problema. Também na intervenção que proferiu antes do corte do bolo comemorativo do 17.º aniversário do “Clube Sénior”, Ana Umbelino salientou a importância da aprendizagem ao longo da vida, tendo nessa sequência parabenizado os membros do projeto pela qualidade dos trabalhos que têm realizado no âmbito do mesmo. Outro aspeto que Ana Umbelino salientou na sua alocução foi o facto de algumas atividades do “Clube Sénior” terem um caráter intergeracional, sendo que, segundo as suas palavras, a passagem de saberes e experiências às gerações mais novas constitui-se como uma importante mais-valia.

Recorde-se que o “Clube Sénior” é um projeto de educação não formal, criado em 2007 pela Câmara Municipal e direcionado a munícipes com idades a partir dos 55 anos, no âmbito do qual os participantes desenvolvem atividades formativas, lúdicas, artísticas, sociais e intergeracionais, de forma continuada.

Este projeto envolve atualmente cerca de 230 seniores, os quais se distribuem por 16 núcleos, situados em A dos Cunhados, no Sobreiro Curvo, na Maceira, na Póvoa de Penafirme, na Azenha Velha, na Assenta, na Boavista/Olheiros, em Matacães, na Carvoeira, em Dois Portos, em Santa Cruz, em Monte Redondo, no Ramalhal, no Turcifal, no Outeiro da Cabeça e nos Campelos.

As inscrições no “Clube Sénior” podem ser efetuadas em qualquer altura do ano, devendo para o efeito ser contactada a Área Sénior da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal ou a junta de freguesia respetiva.

Última atualização: 04.07.2023 - 10:59 horas