Torres Vedras

Concelho de Torres Vedras teve em 2024 número recorde de “empresas gazela"

18.11.2025

Um estudo elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) identificou, no ano de 2024, a existência de dez “empresas gazela” no concelho de Torres Vedras.

As “empresas gazela” são organizações jovens e altamente dinâmicas, caracterizadas por ritmos de crescimento muito superiores à média. De salientar que nunca se tinha verificado, num ano, um número tão elevado dessas empresas no território torriense.

Sete das 10 “empresas gazela” existentes o ano passado no Concelho eram as seguintes:

  • BALANCE COMPANY, Lda – Atividades desportivas, de diversão e recreativas
  • CROSSFLEX, Lda – Atividades de arquitetura, engenharia e técnicas afins; ensaios e análises técnicas
  • FATIAS URBANAS, Lda – Restauração e similares
  • FRESKUS WORLD, Lda – Comércio por grosso (exceto veículos automóveis e motociclos)
  • Cliff Surf House, de SOMEONE WANTS, Lda – Alojamento
  • WISDOM VALLEY, Lda – Comércio por grosso (exceto veículos automóveis e motociclos)
  • ZIMBRALCAMPO – Produção Hortícola, Lda – Agricultura, produção animal, caça e atividades dos serviços relacionados

De referir que três das “empresas gazela” torrienses de 2024 não autorizaram a sua identificação.

 

Em 2025 a CCDR Centro procedeu, pelo décimo terceiro ano consecutivo, ao apuramento das “empresas gazela” existentes no respetivo território. Segundo a CCDR Centro, embora as “empresas gazela” representem uma pequena fração do tecido empresarial da região Centro de Portugal, as mesmas têm um impacto significativo na criação de emprego, na inovação e na vitalidade económica desta região.

As empresas classificadas como “gazela” na região Centro em 2024 foram aquelas que cumpriram simultaneamente os seguintes critérios: constituíram-se entre 2015 e 2020; registaram um crescimento do volume de negócios superior a 20% ao ano em 2021, 2022 e 2023; tinham pelo menos 10 trabalhadores em 2023; e obtiveram uma faturação igual ou superior a 500 mil euros em 2023.

Saliente-se ainda que o concelho de Torres Vedras lidera o ranking de “empresas gazela” da região Oeste (onde em 2024 existiam 31 “empresas gazela”), seguindo-se nesse ranking os concelhos de Caldas da Rainha (com 5 “empresas gazela”) e da Nazaré (com 4 “empresas gazela”).

Publicado: 18.11.2025 - 18:28 horas
voltar ao topo ↑