Concelho já tem pista de atletismo moderna...
26.09.2016
Um novo sonho concretizado no concelho…
A requalificação da pista de atletismo do Paul, uma intervenção há muito aguardada pelas centenas de praticantes de atletismo do concelho e também pela comunidade local em geral, foi inaugurada ontem, dia 25 de setembro.
Nesse ato estiveram presentes os secretários de estado das Autarquias Locais e da Juventude e Desporto, o torriense Carlos Miguel e João Paulo Rebelo, respetivamente, entre outras individualidades, como o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, o presidente da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães, Francisco Martins, o presidente da direção do Centro de Cultura e Desporto Clube de Futebol “Os Paulenses”, Luís Lérias, e o campeão olímpico Carlos Lopes, que realizaram os discursos da cerimónia.
Antes dos discursos, lugar para uma homenagem merecida, com o descerramento da placa do complexo desportivo onde se situa a pista de atletismo inaugurada, o qual é dedicado a um torriense de adoção que muito fez ao longo de décadas pelo desporto e o associativismo no concelho: Renato Valente.
Terminados os discursos, uma outra homenagem, com o descerramento da placa da obra inaugurada, cujo patrono é outro torriense de adoção, o primeiro campeão olímpico português, o maratonista Carlos Lopes, a que se seguiu uma volta de honra à pista e a realização do 1.º Meeting Renato Valente, o qual abrangeu provas de corrida, salto em comprimento e lançamento do peso e do dardo.
Em paralelo foi proporcionado um almoço convívio à população, tendo esta cerimónia inaugural da pista de atletismo Carlos Lopes chegado ao seu término com a entrega dos prémios daquele meeting e do Campeonato Municipal de Atletismo.
Recorde-se que a requalificação da pista de atletismo do estádio do CCD Clube de Futebol “Os Paulenses” teve um custo de cerca de 900 mil euros, sendo que esta coletividade conta agora assim com um complexo desportivo de excelência, com caraterísticas singulares no concelho, que engloba ainda um pavilhão desportivo coberto e instalações sociais.
A referida intervenção passou pela instalação de relva natural no campo de futebol e de piso sintético nos seus topos e na respetiva pista de atletismo; e pela criação/reabilitação de zonas para salto em comprimento e triplo salto, salto com vara, salto em altura, lançamento do dardo, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do peso.
De referir que esta obra visou, em primeiro lugar, melhorar as condições de prática desportiva dos atletas que participam nos campeonatos municipais de atletismo, mas também criar um espaço no concelho para que o mesmo receba provas de atletismo na sua vertente de pista, bem como ações de formação para técnicos e monitores de atletismo. Esse equipamento desportivo, que é gerido pela Câmara Municipal, estará também à disposição das escolas.