Concelho pintado em suaves pinceladas por artistas de diversas geografias
10.09.2019
"Todo um mundo, num só sítio” foi o mote do 11.º Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz que decorreu entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro.
A magia da aguarela voltou assim a “invadir” esta estância balnear e outros locais do Concelho (nomeadamente Porto Novo, Maceira, freguesia de S. Mamede da Ventosa e Torres Vedras) por meio de um evento que proporcionou pintura ao vivo, uma exposição permanente (no Espaço Aguarela), demonstrações e workshops (em que se contabilizaram 23 participações).
Participaram neste encontro, que teve como curador o torriense "de adoção" António Bártolo, 12 aguarelistas provenientes de diferentes geografias, nomeadamente:
- Nicolás Lopez (Perú)
- Alexandra Briksa (República Checa)
- Angela Barbi (Espanha)
- Natalia Ushakova (Rússia)
- Michael Solovyev (Canadá)
- Aurora Charlo (Espanha)
- Silvia Monge (Costa Rica)
- Marie-Claude Canet (França)
- Eugen Chisnicean (Moldávia)
- Evghenia Shalalis (Moldávia)
- Carlos Avelino (Brasil)
- José Manuel Ferreira (Portugal)
Recorde-se que o Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz é uma ação de intercâmbio e divulgação artística e cultural, bem como de âmbito turístico, que procura fomentar a produção de obras de arte, valorizar a Aguarela enquanto técnica de expressão artística, e promover Santa Cruz e o restante território do Concelho do ponto de vista cultural e artístico.