Concurso “Escolas Empreendedoras Sociais de Torres Vedras” teve a sua primeira edição
15.10.2012
A proposta de um fim de semana em Santa Cruz com atividades para pessoas com mobilidade reduzida foi a vencedora do I Concurso de Escolas Empreendedoras Sociais de Torres Vedras.
O respetivo prémio foi atribuído no dia 12 de outubro, no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal, na sessão de entrega de distinções relativas àquela iniciativa.
De referir que a mencionada proposta foi apresentada pelos alunos Ana Cristina Antunes, Ana Clara Lopes, Ana Sofia Rodrigues e Ana Rita Carvalho, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, que receberam naquela sessão o prémio de “Jovens Empreendedores”. Já à docente que orientou o projeto destes alunos - Marisa Marques - foi entregue na mesma ocasião o prémio de “Professor Empreendedor”. Ao mencionado estabelecimento de ensino foi, por seu lado, atribuída a menção honrosa de “Escola Empreendedora Social”.
No I Concurso Escolas Empreendedoras Sociais de Torres Vedras participaram ainda outros projetos: “Escolas solidárias com as famílias carenciadas” (apresentado pelos alunos Bebiana Gomes, Inês Brazão e Patrícia Duarte, também da referida escola); “Um ombro amigo” (apresentado pelos alunos Débora Serreira, Maria Pinheiro, Sandro Baptista e Susana Cantarilho, igualmente da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal); e “Vivacor” (apresentado pelos alunos Tânia Ferrão, Débora Santos, Patrícia Santos e Rita Cosme, do Externato de Penafirme).
A todos os alunos que integraram a iniciativa foi concedido o direito de participação num workshop promovido pelo Instituto de Empreendedorismo Social.
A referida sessão contou ainda com uma apresentação levada a cabo por João Cotter Salvado (do mencionado instituto) sobre o tema “Empreendedorismo Social – Exemplos práticos de soluções que melhoram o mundo”; uma intervenção da vereadora da divisão de desenvolvimento social da Câmara Municipal, Ana Umbelino; e a leitura do poema “Sísifo”, de Miguel Torga, por Joana Andrade (participante no concurso Palavras Sentidas 2011).
A sessão terminou com um beberete animado pelo DJ Guilhas do projeto Radio Kassete.
O concurso Escolas Empreendedoras Sociais de Torres Vedras, que se destina a alunos dos ensinos secundário e profissional, foi concebido pela Rede Social com o apoio do Instituto de Empreendedorismo Social.