Conhecidos os vencedores do Prémio Internacional de Composição Darcos 2024

27.05.2024

No dia 24 de maio, realizou-se no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras a fase final do Prémio Internacional de Composição Darcos. Nesta segunda edição, a final foi disputada entre o compositor inglês Thomas Hooper, com a obra Piano Quartet N.º 1 – O desespero e o português Nuno Miguel de Peixoto Pinho, com a composição Veniliornis – Ordens de voar e que acabou por ser o vencedor do Prémio. Todas as sete obras a concurso tiveram como ponto de partida a mesma instrumentação da obra O espelho da alma, de Eurico Carrapatoso, interpretada pelo Ensemble Darcos. O referido compositor formou o júri do Prémio Internacional de Competição Darcos com o maestro Nuno Côrte-Real, tendo a distinção sido entregue pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Na sua intervenção, Eurico Carrapatoso referiu que o Ensemble Darcos está a decorrer desde 2002 e tem feito, desde então, uma obra notável de reverência aos grandes mestres europeus da composição de música de câmara, mas também aos novos criadores. A distinção às novas criações, com o Prémio Internacional de Composição Darcos teve início em 2023, quando foi dada uma dimensão internacional à ação cultural do Ensemble Darcos e do Município de Torres Vedras.

Sendo os intérpretes elementos essenciais para a experiência do público, Eurico Carrapatoso fez também referência aos músicos do Ensemble Darcos que estiveram presentes e tocaram as obras referidas e o Quarteto com piano, de J. Braga Santos: Paula Carneiro (violino); Reyes Gallardo (viola); Fernando Costa (violoncelo) e Helder Marques (piano).

Do programa da Temporada Darcos para 2024, que pode ser consultado na Agenda da Câmara Municipal de Torres Vedras, fazem parte concertos e iniciativas até ao final do ano.

Publicado: 27.05.2024 - 14:56 horas