Conselho das Crianças
13.08.2024
O Conselho das Crianças é um projeto cívico socialmente inovador que tem como objetivo dar voz às crianças de Torres Vedras, estimulando a sua participação cívica e valorizando a sua perspetiva e contributos para o Concelho. Com base na metodologia de “La Città dei Bambini” (Francesco Tonucci), as crianças são convidadas a participar como cidadãos, brincando, expressando as suas opiniões e construindo sugestões para o território.
Este projeto destina-se a crianças de idades correspondentes ao 3º e 4º anos de escolaridade e que estudam nas escolas de Torres Vedras, sendo a partir da articulação com as escolas básicas que se faz a convocatória para a constituição do Conselho das Crianças de Torres Vedras. Os elementos do 3º ano de escolaridade que constituem o Conselho passam automaticamente a integrar o Conselho no ano seguinte, havendo um novo processo de seleção para que novos elementos ocupem os lugares deixados pelos alunos de 4º ano. Esta substituição é feita no início do ano letivo.
Nos encontros, as crianças são convidadas a participar em experiências concretas e práticas, de modo a explorarem o mundo ao seu redor por meio da interação direta com o ambiente e de brincadeiras, tais como:
- Pinturas e desenhos;
- Teatros e jogos de representação;
- Construção de maquetes e objetos;
- Moldagens e colagens de diferentes materiais;
- Visitas a diferentes espaços da cidade.
É através dessa interação que vai surgir a reflexão e a criação de propostas pelas crianças.
Envolver as crianças nas decisões locais está previsto na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989), que estabeleceu o direito às crianças de expressarem as suas opiniões sobre as decisões que as afetam (artigo 12) e o seu direito a serem ouvidas. O Município de Torres Vedras integra a Rede de Cidades das Crianças, que preconiza que uma cidade boa para as crianças é boa para os adultos e que desafia os decisores políticos e entidades parceiras a olharem e decidirem sobre os espaços públicos pela perspetiva das crianças.