Torres Vedras

Conselho das Crianças de Torres Vedras reuniu em assembleia final

02.07.2025

Conselho das Crianças de Torres Vedras em assembleia final nos Paços do Concelho

A assembleia final do segundo mandato do projeto participativo “Conselho das Crianças”, teve lugar no passado sábado, dia 28 de junho, no auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras, tendo esta segunda edição do projeto proporcionado 17 sessões de participação deste Conselho.

Nesta assembleia onde estiveram presentes os conselheiros, crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade do Concelho, que ao longo do ano letivo prepararam um conjunto de propostas de melhoria para o território, tendo como premissa o olhar das crianças sobre a cidade, foram apresentadas três propostas: Carnaval Ambiental; Brincar no Hospital e Não Só; e Paredes das Crianças.



A sessão contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que ouviu as propostas apresentadas, referindo que as mesmas “têm pernas para andar” e algumas serão implementadas ainda durante o próximo ano letivo. Pela ocasião, Laura Rodrigues referiu que se trata de um projeto gratificante para o Município, em que se pretende que as crianças se identifiquem com a ideia de que Torres Vedras é uma cidade boa para as crianças e destacou ainda o elogio endereçado ao projeto, no Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, que decorreu no passado mês de junho.

Presente nessa sessão esteve igualmente o coordenador pedagógico do projeto pela plataforma digital Mypolis, Ilpo Lalli, que se referiu ao “Conselho das Crianças” como um projeto transformador e de transformação pessoal para as crianças. Ilpo Lalli destacou que este projeto constitui uma ferramenta para a transformação dos territórios, sendo que capacitar as crianças é capacitar o território e o investimento na formação pessoal das mesmas irá possibilitar que possam marcar a diferença no futuro, enquanto decisores políticos e membros ativos de uma sociedade.

Este evento foi ainda ocasião para todos os presentes conhecerem o desenho da cidade ideal, elaborado coletivamente pelos conselheiros, ao longo deste segundo mandato e que projeta a perceção de cada um relativamente à conceção individual de uma cidade ideal, a vários níveis (educativo, ambiental, social), tendo ainda sido elaborada uma dinâmica de grupo que envolveu um jogo infantil (Jogo do Camaleão).

De referir que, o “Conselho das Crianças” é um projeto cívico socialmente inovador que tem como objetivo dar voz às crianças de Torres Vedras, estimulando a sua participação cívica e valorizando a sua perspetiva e contributos para o Concelho. Com base na metodologia de “La Città dei Bambini” (Francesco Tonucci), as crianças são convidadas a participar nas tomadas de decisão como cidadãos, de uma forma lúdica (seja através de atividades criativas, jogos ou discussões em grupo), expressando as suas opiniões e construindo sugestões para o território, sendo que é através dessa interação que vai surgir a reflexão e a criação de propostas.

Recorde-se que este projeto se destina a crianças que frequentam o 3º e 4º anos de escolaridade e que estudam nas escolas de Torres Vedras, sendo a partir da articulação com as escolas básicas que se faz a convocatória para a constituição do Conselho das Crianças de Torres Vedras. Os elementos do 3º ano de escolaridade que constituem o Conselho passam automaticamente a integrar o Conselho no ano seguinte, havendo um novo processo de seleção para que novos elementos ocupem os lugares deixados pelos alunos de 4º ano. Esta substituição é feita no início do ano letivo.

De recordar ainda que o Município de Torres Vedras integra a Rede de Cidades das Crianças, que preconiza que uma cidade boa para as crianças é boa para os adultos e que desafia os decisores políticos e entidades parceiras a olharem e decidirem sobre os espaços públicos pela perspetiva das crianças.

Publicado: 02.07.2025 - 10:34 horas
voltar ao topo ↑