Conselho Municipal da Juventude de Torres Vedras
24.06.2024
O Conselho Municipal da Juventude de Torres Vedras, instalado em 2015, apresenta-se como o órgão consultivo do Município em matérias de juventude. Tem como objetivo representar os jovens de Torres Vedras, constituindo-se como palco de partilha de informação, conhecimentos e anseios, estimulando o contributo dos jovens para o desenvolvimento do Município. Este órgão é composto por representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia Municipal, juventudes partidárias, associações juvenis ou equiparadas, escuteiros, associações de estudantes e observadores permanentes, num total de 30 entidades. Preside ao Conselho Municipal da Juventude a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.
"Da juventude para a juventude! Integro este órgão com o maior dos orgulhos pois foi a partir daqui que se conseguiu debater e realizar projetos que hoje em dia são uma realidade. A valorização da juventude é uma insígnia que todos nós levamos connosco enquanto membros do Conselho Municipal da Juventude, essa é a nossa missão e este é o nosso espaço."
Bruno Máximo, representante da Juventude Socialista
“Participar no Conselho Municipal da Juventude é uma oportunidade para dar voz aos jovens que representamos. Os jovens dão-nos nota dos problemas e cabe- -nos a nós convertê-los em soluções práticas: é exemplo a sala de estudo que era necessidade da juventude torriense, proposta assim pelas juventudes partidárias e que vê agora a sua inauguração acontecer. É crucial a existência deste órgão para a valorização da voz jovem e das suas demais necessidades no Concelho.”
Pedro Miranda, representante da Juventude Social Democrata
“O Conselho Municipal da Juventude deve continuar a envolver os jovens na vida política da comunidade. Entendeu-se desenvolver um estudo sobre a população jovem para um Plano Municipal da Juventude, uma estratégia preconizada pelo movimento cívico Unidos por Torres Vedras. Por isso lançámos o ‘Selo da Juventude’, concretizando o compromisso ativo para com as novas gerações.”
Andreia Caldas, representante do Unidos por Torres Vedras - Movimento Cívico
“Através do Conselho Municipal da Juventude, a AESDA tem tido a oportunidade de acompanhar os processos de decisão que impactam a juventude! O nosso trabalho no Conselho Municipal da Juventude tem-se materializado no desenvolvimento de atividades para os jovens no âmbito da sensibilização ambiental e promoção do conhecimento do património natural, como é o exemplo de visitas ao Complexo Cársico da Maceira."
André Santos, representante da AESDA - Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente (observador permanente)
“Como técnica de juventude que tem vindo a acompanhar o Conselho Municipal de Juventude, tenho testemunhado ao longo dos anos a mais valia deste órgão como promotor da participação cívica dos jovens na nossa comunidade, dando a oportunidade de que precisam para expressarem as suas ideias, colaborando na construção de políticas públicas que realmente os afetam.”
Joana Agostinho, técnica superior da Câmara Municipal de Torres Vedras