Contos recolhidos junto de imigrantes deram origem a publicação
14.09.2013
“Contos de Tantos Cantos” deram origem a uma publicação que foi apresentada no Edifício dos Paços do Concelho no dia 12 de setembro.
Trata-se de um pequeno livro que reúne dez contos tradicionais recolhidos em ateliês realizados em 2011, promovidos pelos centros locais de apoio à integração de imigrantes de Torres Vedras e da Lourinhã junto das comunidades imigrantes dos respetivos concelhos, os quais foram também ilustrados.
De sublinhar que esta recolha de relatos da tradição oral foi efetuada numa ótica intercultural de partilha de diferenças e de convivialidade plena, tendo no seu decorrer se constatado a existência de um conjunto de similitudes nas diversas realidades culturais abordadas.
Refira-se que na sessão de apresentação do livro Contos de Tantos Cantos esteve presente a coordenadora do gabinete de apoio técnico aos centros locais de apoio à integração de imigrantes, Paula Moura. No decorrer da mesma alguns dos contos que integram o livro foram dados a conhecer pelas performers Marta Machado e Leonor Pintos.
Essa publicação é uma edição dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, elaborada no âmbito de uma candidatura conjunta ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros.