Contrato de financiamento para a reabilitação da igreja de Matacães foi assinado

26.04.2023

Imagem da assinatura do contrato de financiamento

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, de Matacães, vai ser a breve prazo alvo de uma obra de conservação do seu interior e de pintura exterior.

A intervenção está orçada em 63 mil euros e será comparticipada em 50% pelo Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, na sequência de uma candidatura apresentada pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães e cuja elaboração contou com o apoio da Junta da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

Aquela comparticipação foi formalizada no dia 20 de abril, no espaço interior da referida igreja, com a assinatura de um contrato de financiamento que envolveu a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães, que estiveram representados, respetivamente, pela diretora-geral Paula Costa, pela presidente Maria Teresa Almeida e pelo pároco George Sebastian Paikada. Na cerimónia de assinatura desse contrato de financiamento esteve também presente o secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, o torriense Carlos Miguel, que procedeu à homologação do documento.

Também a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para a execução da obra de reabilitação da igreja de Matacães, tendo, na ocasião, sublinhado a relevância dessa intervenção na ótica da coesão territorial. Ainda segundo Laura Rodrigues, é sempre com satisfação que a Câmara Municipal colabora para a manutenção do património, tendo em conta a sua importância para a identidade das comunidades.

Antes de Laura Rodrigues usar da palavra, o presidente da Junta da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes, frisara, na sua intervenção, o interesse da população de Matacães pelo seu património e pela recuperação do mesmo, uma situação com que se congratula. Ainda no seu discurso, David Lopes revelou que espera que a obra de reabilitação da igreja de Matacães esteja concluída até ao final do verão.

Já o pároco Geoge Paikada, na sua alocução, revelou a sua satisfação pela assinatura do contrato de financiamento que irá permitir a execução da obra de conservação do interior e de pintura exterior da igreja de Matacães, tendo salientado a pertinência da intervenção para a dignificação deste espaço de culto católico.

A finalizar a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para a execução da referida obra usou da palavra o secretário de estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que realçou no seu discurso a importância da conjugação de esforços estabelecida entre a comunidade de Matacães e entidades públicas, da administração local e central, que permitirá a reabilitação da igreja desta localidade.

De referir que tanto a Câmara Municipal como a Junta da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães irão comparticipar a obra de conservação interior e pintura exterior da igreja de Matacães, com um valor que complementará o montante assumido pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães aquando da candidatura efetuada por esta entidade ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva.

Última atualização: 27.04.2023 - 11:25 horas