Torres Vedras

Cooperativismo global e local abordado num livro de Palmira Cipriano Lopes

12.11.2010

A importância económica e social do cooperativismo: as adegas cooperativas de Torres Vedras é o título da 15.ª publicação da colecção Linhas de Torres.

 

Este livro, da autoria de Palmira Cipriano Lopes, teve a sua sessão de lançamento no dia 2 de Novembro, no Edifício dos Paços do Concelho, no âmbito das Festas da Cidade.

 

Essa obra aborda diversos aspectos do cooperativismo, nomeadamente a sua evolução, o cooperativismo português e o enquadramento das cooperativas na economia capitalista, apresentando ainda um estudo que incidiu nas adegas cooperativas do concelho. Aquele trabalho refere que o modelo da economia cooperativa tem conseguido demonstrar ao longo da sua existência de um século e meio que é possível uma actividade produtiva com uma repartição equitativa e socialmente equilibrada da riqueza criada, sendo por isso o cooperativismo actualmente o maior movimento associativo do mundo. Segundo aquele livro, na região de Torres Vedras, que apresenta uma grande expressão económica vitivinícola, as adegas cooperativas são testemunho da importância do movimento cooperativista.

 

A importância económica e social do cooperativismo: as adegas cooperativas de Torres Vedras é uma co-edição da Câmara Municipal e da Colibri.

 

Recorde-se que a colecção Linhas de Torres constitui-se como um conjunto de publicações que abordam a História e a realidade do concelho e têm um objectivo comum: o de contribuírem para o auto-conhecimento dos torrienses.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:34 horas
voltar ao topo ↑