Corte de árvores: esclarecimento

25.02.2011

Parte do tronco de uma árvore cortada

Conscientes do papel fundamental da árvore, como elemento estruturante da paisagem urbana que contribui para a amenização climática e para a redução substancial do ruído e da poluição atmosférica, esta Autarquia visa promover a saúde e o vigor vegetativo, bem como a adaptação das árvores ao local onde se encontram, respeitando a sua identidade.

Em meio urbano existem diversos fatores que condicionam o bom desenvolvimento e a qualidade fitossanitária das árvores, como o conflito ao nível aéreo com estruturas permanentes, circulação rodoviária, saúde pública, cabos elétricos ou telefónicos, e o conflito ao nível subterrâneo com infraestruturas de abastecimento de água e gás, saneamento, rede elétrica, bem como a mobilidade para todos.
Estes fatores têm levado frequentemente à ocorrência de problemas fitossanitários que reduzem a estabilidade estrutural das árvores, o que pode incorrer em risco de queda das mesmas.

Assim, a Câmara Municipal de Torres Vedras tem feito intervenções de manutenção do património arbóreo urbano e procedido ao corte de árvores em risco ou cujo sistema radicular está a causar danos nas infraestruturas subterrâneas.

Têm sido plantadas diversas árvores com características próprias para o contexto urbano em locais adequados.
Porque não basta ter árvores na cidade, é necessário que sejam devidamente selecionadas, estejam bem instaladas e adaptadas, sejam bem conduzidas mantendo o seu equilíbrio estrutural, e sejam árvores saudáveis.
Este trabalho é realizado de forma séria, visando de uma forma objetiva, uma maior qualidade de vida no meio urbano, atuando com acompanhamento técnico tendente a salvaguardar a segurança de bens e essencialmente das pessoas.

A monitorização tem vindo a ser efetuada, bem como as medidas preventivas, o que nem sempre evita o corte de árvores. No entanto existe a preocupação de, por cada abate, proceder à plantação de duas novas árvores.
Podemos afirmar que a nossa bela cidade de Torres Vedras possui, nos nossos dias, uma forte relação entre o edificado e os seus espaços verdes.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas