Torres Vedras

Cortejo Etnográfico levou folclore e tradição a Santa Cruz

18.08.2022

Fotografia dos membros de um dos ranchos durante a atuação no Largo Jaime Batista da Costa.

O Cortejo Etnográfico voltou a Santa Cruz na passada segunda-feira, dia 15 de agosto. A estância balnear contou com um “mar de gente” para celebrar uma antiga tradição da região, protagonizada por 6 ranchos folclóricos e etnográficos do concelho de Torres Vedras.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, a 23.ª edição do cortejo marcou o regresso de vários grupos às atuações. As formações subiram ao palco do Largo Jaime Batista da Costa, onde cantaram, tocaram e dançaram modas tradicionais, recriando alguns costumes de várias localidades do Concelho.

Ao final da manhã, os 6 ranchos percorreram as ruas de Santa Cruz envergando trajes típicos. Várias gerações desfilaram e partilharam o farnel que seguia em alcofas e cestas de verga, acompanhados por carroças, juntas de bois, burros e cavalos. Na Praia do Guincho, foi a vez de vestir os respetivos trajes e ir a banhos, para depois abrir os tachos com iguarias preparadas especialmente para a ocasião.

O Cortejo Etnográfico recria uma antiga tradição da população rural do concelho de Torres Vedras, que rumava até Santa Cruz no dia 15 de agosto. As carroças e carros de bois iam até à praia, onde se mergulhava e confraternizava em torno da gastronomia tradicional.

Última atualização: 18.08.2022 - 12:21 horas
voltar ao topo ↑