Costa do concelho, cada vez mais uma referência…

20.07.2012

A costa do concelho continua a ser uma referência no contexto nacional e, cada vez mais, até no internacional.

No que diz respeito a bandeiras azuis, por exemplo, Torres Vedras é um dos concelhos que se destaca em Portugal. Santa Rita - Norte, Santa Rita - Sul, Navio, Mirante, Pisão, Santa Cruz - Centro, Santa Helena, Formosa e Azul foram as praias candidatadas este ano pela Câmara Municipal àquele galardão, candidaturas que tiveram um aval positivo da Associação Bandeira Azul da Europa. Recorde-se que a Bandeira Azul afere a qualidade das zonas balneares em domínios como o ambiente, a segurança, o conforto, os equipamentos de apoio, a informação aos utentes e a sensibilização ambiental.

De realçar que o aumento do número de bandeiras azuis nos últimos anos no litoral torriense se deve à melhoria das condições dos equipamentos de apoio às praias, investimento que tem sido apoiado pela Câmara Municipal.

Paralelamente, seis praias do concelho (Santa Rita - Norte, Santa Rita - Sul, Navio, Santa Cruz - Centro, Santa Helena e Praia da Foz) hasteiam a bandeira do projeto Praia Acessível, Praia para Todos!, sendo que a mesma atesta a existência de condições para se acolher utentes com mobilidade condicionada.

De referir, também, que a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, recentemente, a qualidade de ouro a 11 praias do concelho: Vigia, Azul, Santa Cruz - Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita - Norte e Santa Rita - Sul. Esta distinção coube a praias portuguesas que apresentaram qualidade de água boa entre 2007 e 2009 e excelente em 2010 e 2011. Torres Vedras é, saliente-se, o quinto concelho com mais praias com qualidade de ouro.

Refira-se, ainda, que o concelho continua a hastear a bandeira do projeto Quality Coast, a qual comprova que toda a área do mesmo, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 13.05.2020 - 15:48 horas