Costa do Concelho tem o seu maior número de sempre de bandeiras azuis

08.07.2020

12 praias do Concelho hasteiam esta época balnear a Bandeira Azul.

A novidade relativamente à atribuição deste galardão na costa torriense é a Praia da Foz do Sizandro, que exibe ineditamente o mesmo. Por essa razão, a cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul no Concelho aconteceu este ano nesta praia.

Nessa cerimónia, que se realizou na manhã de hoje, dia 8 de julho, o presidente da Câmara Municipal afirmou que “é um sonho que se torna realidade depois de muitos anos a trabalhar, nomeadamente na despoluição do rio Sizandro, conseguimos ter níveis de água excelentes, o que permitiu este ano ter Bandeira Azul [a Praia da Foz do Sizandro]”. Carlos Bernardes recordou na ocasião que atualmente está a ser elaborado o Plano de Pormenor da Praia da Foz do Sizandro, pelo que a melhoria da qualidade deste local é um trabalho que vai continuar, tendo ainda anunciado que este mês vão ter início os trabalhos de construção do passadiço que ligará a referida zona balnear à Praia Azul, o qual permitirá usufruir do “magnífico espaço natural” que é o estuário do Rio Sizandro, um sítio integrado na Rede Natura 2000, cujas espécies e ecossistemas continuarão a ser alvo de um esforço de preservação.

Para além da Praia da Foz do Sizandro, em 2020 hasteiam no Concelho a Bandeira Azul a Praia Azul, a Praia de Santa Cruz-Centro, a Praia da Física, a Praia Formosa, a Praia do Mirante, a Praia do Navio, a Praia do Pisão, a Praia de Porto Novo, a Praia de Santa Helena, a Praia de Santa Rita-Norte e a Praia de Santa Rita-Sul.

O litoral torriense exibe assim este ano o seu maior número de sempre de bandeiras azuis. Torres Vedras é, de resto, o concelho da região que tem mais praias com Bandeira Azul, sendo cada vez mais uma referência a nível nacional no que concerne à atribuição de galardões balneares.

De referir que para a atribuição de uma Bandeira Azul a uma zona balnear são analisados 33 critérios que se dividem em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; e Segurança e Serviços.

Recorde-se que a Bandeira Azul é em Portugal atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, constituindo-se como um símbolo de qualidade ambiental “que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”.

Mais informação sobre este galardão pode ser consultada no site da Associação Bandeira Azul da Europa.

Última atualização: 10.07.2020 - 11:10 horas