Torres Vedras

COVID-19: Recomendações para proteção individual e coletiva

06.01.2021

Logotipo da Proteção Civil de Torres Vedras.
Nos últimos dias, tem sido registada uma acentuada atividade epidémica de COVID-19 no território nacional. Com a intensificação da atividade epidémica que também se regista no concelho de Torres Vedras, impõe-se a adoção de medidas adicionais de proteção individual e coletiva.
Assim, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica, a Proteção Civil de Torres Vedras e o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul deixam as seguintes recomendações à população:

  • As pessoas com sintomas de COVID-19 (como tosse, dor de garganta, cansaço, dores musculares, febre) deverão efetuar isolamento voluntário de forma preventiva e contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).
  • Os coabitantes com casos identificados como confirmados (portadores de SARS-CoV-2) deverão ficar em casa, mesmo que estejam assintomáticos, e aguardar o contacto da Unidade de Saúde Pública.
  • Todos os cidadãos deverão reduzir os seus contactos presenciais ao mínimo essencial. Esta recomendação é especialmente importante e aplicável a familiares, amigos e contactos de trabalho.
  • O cluster de casos de COVID-19 associados ao Hospital de Torres Vedras não põe em causa a prestação de cuidados de saúde, pelo que as pessoas com doenças graves devem continuar a dirigir-se a esta unidade.
A adoção destas medidas adicionais não substitui as medidas de etiqueta respiratória (espirrar ou tossir para o cotovelo ou para um lenço de papel tapando o nariz e a boca e descartando o lenço de imediato), a lavagem ou desinfeção frequente das mãos, a utilização de máscara nos espaços e vias públicas e o cumprimento de distância física de em relação a não coabitantes.

O elevado número de casos tem levado ao atraso na resposta e nos contactos efetuados pela Unidade de Saúde Pública, o que se reflete na atualização diária da situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras.

Apela-se para que seja mantida a serenidade. Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada.
Última atualização: 06.01.2021 - 19:57 horas
voltar ao topo ↑