“Crónica de Tantos Feitos” foi reeditada a propósito dos 50 anos do 25 de Abril

02.10.2024

A terceira edição da obra “Crónica de Tantos Feitos - A Revolução de Abril no Oeste Português”, de Andrade Santos, foi apresentada no dia 28 de setembro, no auditório do Edifício Paços do Concelho. A reedição desta obra pela Câmara Municipal de Torres Vedras insere-se no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Na abertura da sessão de apresentação, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, referiu que ao celebrar os 50 anos de Democracia era oportuno revisitar esta obra e garantir que continuasse disponível para todos. A propósito da obra, Laura Rodrigues acrescentou que se trata de um relato das manifestações populares que fizeram parte do processo revolucionário na região Oeste, feito com a paixão de quem ia vivendo dentro dos próprios acontecimentos.

Seguiu-se a apresentação da obra por Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, por Marco Claudino, deputado à Assembleia da República, e por Miguel Soares, membro do Comité Central do Partido Comunista Português (PCP).

A última intervenção coube ao autor da obra, que destacou os novos conteúdos do livro nesta terceira edição, nomeadamente o conjunto documental de 60 fotografias e as quatro ilustrações simbólicas de David Cara-Nova que, segundo as palavras do autor, enriquecem o objeto livro. Na ocasião, Andrade Santos recordou que escreveu esta obra com 30 anos e nomeou alguns dos cronistas que estudou para desenvolver a sua escrita numa idade ainda jovem. Andrade Santos sublinhou, ainda, a importância do bairro onde nasceu e viveu até aos 18 anos, no centro histórico de Torres Vedras, enquanto extrato de caráter social que lhe deu condições para observar o mundo.

Andrade Santos terminou a sua alocução com uma homenagem ao coronel Vítor Alves, autor do prefácio da primeira edição de “Crónica de Tantos Feitos - A Revolução de Abril no Oeste Português”.

A terceira edição da obra estará, em breve, disponível para aquisição no Museu Municipal Leonel Trindade e na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 02.10.2024 - 14:55 horas