Dia Internacional do Voluntariado foi momento para "Desplastificar"

13.12.2022

Imagem de participantes na ação

O Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) foi assinalado no território das três comissões sociais das freguesias do Concelho com a ação “Desplastificar”.

A mesma consistiu na limpeza e recolha de cartazes informativos de festas, de publicidade, entre outros, que se encontravam indevidamente e sem utilidade no espaço público.

De referir que a ação “Desplastificar” surgiu em 2018, dinamizada pela Comissão Social Interfreguesias do Interior, tendo este ano se verificado a adesão a essa ação por parte da Comissão Social Interfreguesias do Litoral e da Comissão Social da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

“Desplastificar” contou com o apoio do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras e com a participação de mais de duas dezenas de voluntários/as de diversas entidades pertencentes às Comissões Sociais das freguesias do Concelho, que recolheram aproximadamente 20kg de plástico reciclável, nos territórios: da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, da Freguesia de São Pedro da Cadeira, da Freguesia da Silveira (pertencentes à Comissão Social Interfreguesias do Litoral), da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões, da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, da União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo (pertencentes à Comissão Social Interfreguesias do Interior) e da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

Recorde-se que as Comissões Sociais das freguesias do Concelho (as quais estão afetas à Rede Social de Torres Vedras) são órgãos dinamizadores do desenvolvimento social local, que preconizam a erradicação da pobreza e exclusão social, congregando entidades públicas e privadas. Estas comissões dão sentido ao princípio da subsidiariedade da Rede Social de Torres Vedras, segundo o qual os problemas manifestados pelas populações devem ser resolvidos mediante uma ação conjunta e próxima das pessoas.

Última atualização: 14.12.2022 - 11:24 horas