Dia da Árvore foi comemorado com atividades diversas

01.04.2024

O Dia da Árvore - Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, foi assinalado pela Câmara Municipal de Torres Vedras entre os dias 19 e 23 de março com um conjunto de atividades.

Dessas atividades fizeram parte a visita guiada ao Centro Municipal Florestal, em Maxial, no dia 23 de março, que incluiu a exposição e demonstração de equipamentos, viaturas e maquinaria. Na ocasião, esteve também presente a Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental, a sensibilizar para a prevenção de incêndios florestais.

No dia 23 de março, o Centro Municipal Florestal foi o local de partida para uma caminhada pelos trilhos da Serra do Maxial. Ao longo do passeio, os cerca de 20 participantes foram convidados a conhecer o património natural e a biodiversidade existente no local, recebendo uma pequena formação sobre a identificação das espécies que encontraram.

O dia aberto no Centro Municipal Florestal incluiu ainda a iniciativa “Dá-me Trela”, que promove a adoção de canídeos do Centro de Recolha Oficial de Animais de Torres Vedras; e a Ação SOS Vespa Velutina, um workshop que esclareceu sobre os perigos desta espécie invasora e onde os 60 participantes puderam construir uma armadilha caseira.

No Centro Municipal Florestal foi também realizada a oferta de árvores e arbustos florestais, num total de 3.191 plantas. No Dia da Árvore, esta oferta foi feita à população no Parque Verde da Várzea, Parque do Choupal, Praça 25 de Abril e Mercado Municipal de Torres Vedras. Foram também distribuídas plantas nos gabinetes da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Ainda no âmbito desta comemoração, no dia 22 de março foi realizada uma recolha de lixo e arranque de acácias no baldio do Casal Ventoso, em Santa Cruz, que contou com a participação de alunos do Externato de Penafirme.

O Centro de Educação Ambiental dinamizou também diversas atividades para os alunos do primeiro ciclo durante esta semana, associando a comemoração da Semana da Floresta à Semana da Água. Destas comemorações fizeram parte oficinas para conhecer o ciclo da água; conhecer os diferentes bichos que vivem na floresta e os seus métodos de camuflagem e jogos para aprender a poupar água, entre outros. Estas oficinas foram dinamizadas em colaboração com o Museu Joaquim Agostinho; Fábrica das Históricas – Casa Jaime Umbelino; Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras; Águas do Tejo Atlântico; Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; Robótica para Todos; Serviço Pedagógico da Água e Resíduos; Serviço Educativo Quero Ser Cientista e o Gabinete Técnico Florestal. Estas atividades decorreram na mata do Convento do Varatojo e nelas participaram cerca de 725 alunos e 62 professores.

A exposição interativa “Fogo Frio” integrou também a programação das comemorações do Dia da Árvore e do Dia Internacional das Florestas. Patente de 5 de março a 9 de abril no Centro de Educação Ambiental, fala sobre a utilização do fogo tradicional e do fogo controlado para prevenir os incêndios no verão. A visita à exposição poderá ser realizada através de visita livre ou visita orientada, sujeita a inscrição prévia.

Última atualização: 01.04.2024 - 18:32 horas