Dia Internacional de Limpeza Costeira foi assinalado pela Câmara Municipal

03.10.2024

Imagem captada no início da ação

Uma ação de limpeza nas margens do rio Alcabrichel com o recurso a kayaks foi dinamizada na manhã do passado dia 29 de setembro pelo Município em parceria com a empresa TudAventura.

Essa ação, que se realizou na zona de Porto Novo e contou com cerca de 20 participantes, integrou a campanha desenvolvida pela Fundação Oceano Azul no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Limpeza Costeira, a qual decorreu entre os dias 21 e 29 de setembro.

A este propósito é de referir que o Dia Internacional de Limpeza Costeira ocorre anualmente no terceiro sábado de setembro, pretendendo-se com a efeméride sensibilizar as populações para a problemática do lixo marinho e incentivar à realização de ações de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

Atualmente cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. O lixo marinho representa uma ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia.

Última atualização: 03.10.2024 - 19:19 horas