Dia Internacional de Limpeza Costeira assinalado com ação na praia Azul

25.09.2020

Fotografia da ação de limpeza em que se vê os vários participantes e o lixo recolhido

No âmbito da celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira, assinalado a 19 de setembro, a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Associação Bandeira Azul da Europa e a Águas do Tejo Atlântico realizaram uma ação conjunta de limpeza na praia Azul, no dia 24 de setembro.

Em Portugal, o Dia Internacional de Limpeza Costeira está a ser celebrado com um conjunto ações terrestres e subaquáticas, que decorrem entre 19 e 27 de setembro. Estas ações pretendem mobilizar a sociedade civil e o público em geral para a problemática do lixo marinho e para a necessidade de proteger o oceano.

Sublinhe-se que Torres Vedras é o concelho do país com mais praias “Zero Poluição”. Segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, 10 das 68 zonas balneares sem qualquer poluição encontram-se no Concelho, o que significa que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises às águas balneares nos últimos três anos.

A excelente qualidade da água vale, ainda, a distinção de 12 praias com “Qualidade de Ouro” pela Quercus, enquanto 12 praias hastearam durante esta época balnear a Bandeira Azul. Desde 2009, que o Concelho conta também com a bandeira “Quality Coast”, tendo sido um dos primeiros territórios do país a exibir este galardão europeu que comprova o seu excelente desempenho sustentável.

Publicado: 25.09.2020 - 18:23 horas